NA PRAIA
RESPEITE O SINAL DAS BANDEIRAS
Bandeira verde: 
Pode-se nadar e tomar banho, desde que cumprindo todas as regras de segurança e recomendações divulgados anualmente pelo ISN.Esta bandeira não significa que se pode fazer o que se quer dentro de água, significa apenas que, desde que sejam cumpridas as regras de segurança, se pode nadar e tomar banho sem que haja perigo eminente.
Bandeira amarela: 
Proibido nadar.Esta bandeira é içada na presença de correntes marítimas fortes. É obviamente proibido nadar porque, ao fazê-lo, os pés deixam de estar assentes no fundo e, em virtude da corrente, o nadador é imediatamente arrastado, podendo ir colidir com obstáculos (rochas, etc.) ou ser apanhado por um remoinho.
Bandeira vermelha:
Proibido entrar na água.Esta bandeira representa PERIGO. É içada na presença de correntes marítimas de força excepcional, devido a vagas que enrolam e rebentam com grande estrépito na zona de rebentação, devido à presença de tubarões nas proximidades (nomeadamente na Madeira e nos Açores), devido ao derrame de hidrocarbonetos (combustíveis líquidos ou sólidos), devido à presença de toxinas na água, devido à presença de explosivos no areal ou nas águas mais próximas, devido a exercícios militares com desembarques anfíbios, por imposição da Autoridade Marítima, etc.
Esta bandeira é um alerta da maior importância e deve ser prontamente cumprida. 
Bandeira xadrez azul e branco:
Praia temporáriamente sem vigilância.
Adaptado do sítio http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Extra/ISN/Seguranca_praias/regra_2.htm