sábado, 31 de maio de 2008
quarta-feira, 28 de maio de 2008
- Viaje de preferência a horas de menos calor ou à noite.
- Quando viajar de automóvel faça-o por períodos curtos. Se
tiver de fazer grandes viagens, leve consigo água ou outros
líquidos não alcoólicos (leite ou sumos) em quantidades
suficientes.
- Proteja os passageiros do sol cobrindo as janelas com telas
apropriadas, que não dificultem ou prejudiquem a condução.
- Nunca viaje com as janelas totalmente fechadas a não ser
que o seu carro tenha ar condicionado.
- Se viajar com crianças, mantenha-as o mais arejadas
possível, vestindo-lhes o mínimo de roupa e dando-lhes
frequentemente água a beber.
- Se viajar com bebés, tenha em atenção que o leite é a sua
refeição normal e que no intervalo entre as mamadas devem
beber bastante água.
- Tenha atenção aos idosos que viajam consigo. Não devem
vestir de negro nem roupas de fibra sintética e devem
também beber um suplemento de água.
- As refeições devem ser ligeiras, sopas frias ou tépidas,
saladas, grelhados, comidas com pouca gordura e pouco
condimentadas, acompanhadas de preferência com água,
leite e, se não for diabético, sumos de frutas.
- Coma poucas quantidades de cada vez e muitas vezes ao
dia.
Adaptado do desdobrável do Serviço Nacional de Protecção Civil
domingo, 25 de maio de 2008
TORNEIO DE MINIS
Colégio de Frei Gil - Bustos - Aveiro
Org. da Associação de Voleibol de Coimbra
Resultados:
Liceu de Lamego - 47 Clube de Voleibol de Aveiro - 14
Liceu de Lamego - 49 Colégio de Frei Gil - 13
Liceu de Lamego - 46 A. Académica de Coimbra - 15
Liceu de Lamego - 27 CAIC - 32
Parabéns a todas as nossas meninas!
sexta-feira, 23 de maio de 2008
quinta-feira, 22 de maio de 2008
- Evitar a permanência em viaturas expostas ao sol, principalmente nos períodos de maior calor. Se a viatura não tiver ar condicionado, não se deve fechar completamente as janelas. Nas viagens deve-se prever o suprimento adequado de água ou bebidas sem açúcar. Preferir as viagens após o ocaso.
- Nunca deixar crianças, doentes ou idosos dentro de veículos expostos ao sol.
- Diminuir, sempre que possível, os esforços físicos durante os períodos de calor, e repousar em locais protegidos do sol, frescos, arejados.
- Usar roupa larga e solta, de preferência em algodão e com cores claras.
- Usar menos roupa na cama, sobretudo no caso de bebés e doentes acamados.
- Evitar a entrada de calor no interior das habitações, fechando persianas e portadas, mas mantendo a circulação de ar. A abertura de janelas e portas durante a noite pode facilitar a diminuição da temperatura no interior das casas.
- Pedir ajuda, sem hesitar, a familiares ou vizinhos, no caso de má disposição ou mal estar com o calor.
- Ajudar, em caso de necessidade, pessoas isoladas, idosas, frágeis ou com dependência.
- Idosos e bebés não devem ir à praia nos dias de grande calor. As radiações solares podem provocar queimaduras da pele, mesmo sob a protecção de um chapéu de sol. A água do mar reflecte os raios solares e não evita as queimaduras solares das zonas expostas. As queimaduras solares diminuem a capacidade da pele para arrefecer.
- Evitar actividades que exijam esforço físico. Adaptado do: http://www.saudepublica.web.pt/
terça-feira, 20 de maio de 2008
natural sem açúcar, mesmo sem ter sede.
As pessoas que sofrem de doença crónica, ou que façam dieta com pouco sal, ou com restrição de líquidos, devem aconselhar-se com o médico.
- Evitar bebidas alcoólicas, gaseificadas, com cafeína, ou ricas em açúcar, porque podem provocar desidratação.
- Ter atenção especial a recém-nascidos e crianças, idosos e doentes, porque são mais vulneráveis ao calor e podem não sentir ou não manifestar sede. Neste grupos deve-se promover/incentivar a ingestão de água, mesmo sem sede.
- Fazer refeições leves e mais frequentes, evitando refeições pesadas e muito condimentadas.
- Permanecer em ambiente fresco, ou com ar condicionado, para evitar as consequências nefastas do calor, particularmente no caso de crianças, idosos ou pessoas com doenças crónicas.
- Se não dispuserem de ambientes frescos ou climatizados, as pessoas mais vulneráveis devem visitar centros comerciais, cinemas, museus ou outros locais que disponham de ar condicionado.
- Deve evitar-se as mudanças bruscas de temperatura.
- Tomar duche de água fria ou tépida no período de maior calor, evitando contudo as mudanças bruscas de temperatura − um duche muito frio após exposição prolongada a calor intenso pode causar hipotermia, sobretudo em idosos e crianças.
- Evitar a exposição directa ao sol, principalmente entre as 11 e as 16 horas. Sempre que houver exposição solar deve-se usar um protector solar, com um índice de protecção igual ou superior a 15 nos adultos, ou igual ou superior a 20 em crianças e pessoas de pele clara e sensível.
- Usar óculos e chapéu, de preferência de abas largas, sempre que se passear ao ar livre, principalmente crianças e pessoas de pele clara. segunda-feira, 19 de maio de 2008
Existem vários tipos de hepatites e a gravidade da doença é variável em função disso e também dos danos já causados ao fígado quando a descobrimos. Dependendo do seu tipo a hepatite pode ser curada de forma simples, apenas com repouso, ou pode exigir um tratamento mais prolongado e algumas vezes complicado e que nem sempre leva à cura completa, muito embora seconsiga em muitos dos casos controlar e estagnar a evolução da doença. As hepatites podem ser provocadas por bactérias, por vírus, entre os quais estão os seis tipos diferentes de vírus da hepatite (A, B, C, D, E e G ) e também pelo consumo de produtos tóxicos como o álcool, medicamentos e algumas plantas.
Uma hepatite pode tornar-se crónica e pode evoluir para uma lesão mais grave no fígado ( cirrose ) ou para o carcinoma hepático ( cancro do fígado ) e em função disso provocar a morte. Mas, desde que detectadas, as hepatites crónicas podem ser acompanhadas, controladas e mesmo curadas.sexta-feira, 16 de maio de 2008
Sinto-me tão fraco...Já deve restar-me pouco tempo de vida. Ai, meu Deus, tanta gente saudável e eu aqui a ser destruído por dentro.Mas será que ninguém vê que estou a precisar de ajuda??? Ouçam-me, preciso de vós! Não sejam passivos: olhem à vossa volta e reparem que há pessoas que necessitam da vossa ajuda... Eu sei, eu sei que deve ser muito difícil para vós doar medula; vocês têm medo, têm receio que algo corra mal e que depois ninguém vos possa dar a mão. Talvez, se fosse saudável, tivesse os mesmos medos.
Sabendo isso, a minha alegria foi tao grande que parecia ter ganho o EuroMilhões. Em mim houve uma explosão de esperança, mas essa esperança, a cada dia que passa, vai diminuindo. Por favor ajudem-me. Pensem que há vidas que dependem de vocês. Eu preciso apenas de uma pessoa que seja compatível.Ai, gostava tanto de ser saudável e de descobrir que tudo o que estou a viver agora não passa de um mero pesadelo. Mas não, é bem real...Sinto-me tão fraco..."
Adaptado de:http://doacaodemedula.blogspot.com/
O movimento desempenha um papel fundamental na evolução do homem desde o seu nascimento até à idade adulta.
É através do seu corpo e do movimento, que a criança e o jovem realizam as suas experiências, a sua personalidade, se conhece a si própria, estabelece relação com o meio e com os outros.
A progressiva maturação do sistema nervoso ocorre através da sua solicitação por meio do movimento e do processo natural.
A mão e a locomoção proporcionam um enriquecimento das sensações musculares e desenvolvimento psicológico. Permitem ao ser humano ter a sua independência e autonomia.
A inteligência, que se edifica a partir da actividade do homem sobre o meio, tem no movimento um suporte fundamental do seu desenvolvimento.
A criança evolui da maturação motora e da organização perceptiva para a linguagem e para o processo cognitivo. Portanto o gesto antecede a palavra, o acto antecede o pensamento e a inteligência sensório-motora antecede a inteligência reflexiva.
A privação do movimento, a carência de experiências motoras, desempenham um grande obstáculo ao desenvolvimento perceptivo, cognitivo e da linguagem.
As perturbações da personalidade, de comportamento, da leitura e da escrita estão relacionadas com problemas de movimento e com uma deficiente imagem corporal. quinta-feira, 15 de maio de 2008
Controlar o que comemos pode ajudar a evitar quilos a mais e algumas doenças. A maioria dos portugueses consome mais sal do que deveria. A Organização Mundial de Saúde recomenda um máximo de 5 gramas diários de sal (ou uma colher de chá), o que equivale a 2 gramas de sódio. Ora, sabendo que este ingrediente está presente em praticamente todos os alimentos, exceptuando o açúcar, não é difícil ultrapassar a dose diária recomendada! Reduzir o seu consumo (sobretudo as pessoas com hipertensão) ajuda a controlar a pressão arterial e pode baixar o risco de doenças cardiovasculares.
Para reduzir o consumo de sal: - evite os pratos pré-confeccionados e produtos de charcutaria; - substitua o sal, pelo menos em parte, por outros condimentos, tais como sumo de limão, ervas aromáticas (coentros, salsa, louro), alho, pimenta, noz-moscada, vinho, etc.; - troque os aperitivos salgados por fruta e legumes; de uma maneira geral, reduza a adição de sal quando cozinhar e à mesa.http://saude.sapo.pt/artigos/?id=756162 Acredite! Hipertensão arterial tem controle!
Diminua o sal de sua alimentação
e não deixe o saleiro na mesa!
Adapatado do sítio:
domingo, 11 de maio de 2008
sábado, 10 de maio de 2008
Já todos os Portugueses associam Maio ao mês do coração e à Fundação Portuguesa de Cardiologia. Há mais de vinte e cinco anos que durante o mês de Maio, a Fundação chama a atenção para a importância dos estilos de vida e de alguns factores de risco em particular, na Saúde do coração e no aumento das doenças cardiovasculares. 
domingo, 4 de maio de 2008
Como proteger os dentes, as gengivas e
reduzir o risco de cáries dentárias?
- Escovar os dentes, pelo menos duas vezes ao dia, com uma pasta dentífrica com flúor para remover a placa bacteriana (a película que adere aos dentes e que é a principal causa da destruição dentária);
- Use o fio dentário para remover a placa bacteriana que se acumula entre os seus dentes, abaixo da linha da gengiva, antes que endureça e se transforme em tártaro;
- Faça uma dieta bem equilibrada, limitando os hidratos de carbono e as comidas açucaradas que produzem ácidos da placa bacteriana que causam as cáries dentárias;
- Utilize produtos dentários que contenham flúor, incluindo a pasta dentífrica.
Apoio da Empresa![]()







