sábado, 31 de janeiro de 2009

O LIMÃO

  1. O limão é o fruto do limoeiro, uma árvore da família das rutáceas. Este fruto originário da região sudoeste da Ásia foi trazido da Pérsia pelos conquistadores árabes, até ao continente europeu. Alguns séculos mais tarde, em 1742, o limão foi uma importante arma, utilizada pela marinha britânica, no combate ao escorbuto.
  2. Actualmente, conhecem-se cerca de 70 diferentes variedades de limão, como o limão ''galego”, o limão 'taiti' e até mesmo o limão “Lisboa”.
  3. Este perfumado e sumarento fruto, é conhecido pelo seu sabor amargo e ácido e é largamente utilizado na culinária, na confecção de doces, bolos e variadíssimos pratos. Tal como outros citrinos, o limão é uma verdadeira fonte de vitamina c, um potente antioxidante que ajuda a estimular o sistema imunitário, dai a sua importante acção no combate a constipações e gripes, tão características desta época do ano.
  4. O limão possui limoneno, responsável pelo odor cítrico deste fruto. Diversos estudos indicam que o limoneno, presente em quantidades consideráveis na casca deste fruto, possui qualidades capazes de combater os radicas livres do organismo.
  5. Possui também qualidades anti-sépticas e é por esta razão muitas vezes utilizado na fabricação de produtos anti sépticos e também como aditivo alimentar aromático. Para além de limoneno e vitamina c, o limão é também uma excelente fonte de potássio, fósforo, ferro e fibra.
  6. Para retirar todos os benefícios do limão deve evitar colocá-los no frigorífico. Guarde-os num local seco como numa fruteira e dê largas à sua imaginação. Utilize-os nos mais diversos cozinhados, a sua saúde agradece!!.
Adaptado de "Metabólica" - Clínica da gestão do peso.