sábado, 20 de setembro de 2008

Saberão todos os alunos estudar?

Muitos alunos, apesar do seu esforço, não conseguem obter o sucesso escolar que estaria ao seu alcance, pois trabalham com métodos inadequados. Eis alguns dados sobre esta questão, de forma simples e despretensiosa.
Atitude face às aulas O insucesso escolar está intimamente ligado à forma como o aluno permanece na aula, isto é, a sua atitude em termos de expectativa individual e a forma como reage aos acontecimentos. Devemos ter em atenção os seguintes aspectos essenciais:
Pensamento positivo Temos que acreditar que o estudo dos conteúdos das diversas disciplinas contribui para o desenvolvimento das nossas capacidades em geral. Temos de ter autoconfiança, pois um desempenho médio está ao alcance de qualquer aluno.
Espírito de sacrifício
A nossa falta de atenção devido a sucessivos acontecimentos perturbadores diminui bastante a eficácia do nosso trabalho. Devemos evitar brincar nas aulas e conversar. Devemos estar concentrados nos assuntos que estão a ser tratados nas aulas.
Espírito crítico
Não basta olhar para ver e não basta ouvir para escutar. A compreensão dos assuntos implica uma permanente atitude crítica sobre aquilo que se ouve ou vê. Esta atitude crítica exerce-se relacionando aquilo que está a ser estudado com aquilo que já conhecemos e com as opiniões que temos sobre o assunto. Usamos este espírito crítico para descobrir aquilo que é (ou parece ser) o essencial dos assuntos estudados, as ideias principais, o "sumo da questão". Uma boa forma de espevitar o espírito crítico é, de vez em quando, estudar um assunto antes de ele ser abordado pelo professor na aula.
Adaptado do sítio da E. S. de Tondela .