terça-feira, 22 de fevereiro de 2011


"VIOLÊNCIA NO NAMORO"


 A turma H do 11º ano, do Curso Profissional de Animador Sociocultural levou a efeito no dia 16 de Fevereiro, no Auditório da Escola Secundária de Latino Coelho a Performance: “Violência no Namoro”, no âmbito da disciplina Área de Expressão Dramática. Assistiram a esta performance o Sr. Director da Escola, Dr. António Martins, a sua adjunta, D.ra Lúcia Lucena, o seu adjunto, António Sarmento, vários professores da turma, outros professores e uma turma do Ensino Básico da Escola.Parabéns a todos e mais especificamente aos alunos que, através de uma muito boa representação, conseguiram transmitir uma mensagem sobre a “Violência no namoro”. Esta performance combinou teatro, expressão corporal, som e imagem. Além de tudo os alunos mostraram que quando se quer, “a fé move montanhas”. Estes alunos revelaram o seu empenho na actividade e dotes de expressão corporal que estavam escondidos. Esperamos que continuem a enriquecer ao longo do ano, e também no próximo ano, o panorama cultural da nossa Escola com a qualidade do seu trabalho.
              

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011


Programa Educativo Diário 14 / 18, da Johnson & Johnson


          No âmbito do Programa Educativo Diário 14 / 18, da Johnson & Johnson, chegou à escola diverso material de apoio, que poderá ser uma mais-valia para os professores e alunos na abordagem às questões relacionadas com a Educação Sexual. Este material destina-se a todos os alunos do 9.º ano.
          Assim as raparigas receberão um Kit O.B. com amostras de higiene íntima feminina, um desdobrável relacionado com o tratamento da pele e um pequeno livro do Programa Educativo Diário 14/18 da Johnson & Johnson para que estas possam encontrar respostas às suas dúvidas sobre menstruação, o uso de tampões, os métodos contraceptivos e as doenças sexualmente transmissíveis. Também para os rapazes é oferecido um pequeno livro de apoio que aborda temas relacionados com a puberdade e órgãos sexuais masculinos.
          Estas ofertas integram-se no protocolo anual de colaboração entre o Projecto Educação para a Saúde da nossa Escola e a Johnson & Johnson.
          O Projecto Educação para a Saúde tem como finalidade a preservação da saúde individual e colectiva. Em contexto escolar, Educar para a Saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao tal bem-estar físico, social e mental.
          Podem consultar o Blogue:
          Podem também ir à página da nossa Escola e em Projectos – Bogs/Páginas na Internet e depois clicam no blogue do Projecto Educação para a Saúde.
          Se necessitarem de ser esclarecidos sobre qualquer dúvida relacionada com a Educação para a Saúde e Educação Sexual podem também ir ao GIAA, na Sala 106, à 4.ª feira das 12:00 h – 13:30 h e 5ª feira das 14:35 h às 17:00 h onde estarão dois Professores que os ajudarão. Podem também mandar um Email para peselc@gamail.com ou ainda ir à Página de Internet da Educação Sexual, que esta semana ficará concluída e será divulgada.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011




 
Dia da Semana Horário Professores

Quartas-feiras 12:00 h – 13:30 h Palmira Santos e Fátima Teixeira

Quintas-feiras 14:35 h – 15:30 Paulo Ribeiro e António Viamonte

15:30h – 17:00 h (semanas verdes) Júlia Sanchez e Leonor Pinto

15:30h – 17:00 h (semanas rosa) Leonor Pinto e Paulo Ribeiro

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dia 8 de Fevereiro de 2011

Dia Europeu da Internet Segura


Dia 8 de Fevereiro de 2011

Dia Europeu da Internet Segura




sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011


ACTIVIDADE FÍSICA E CANCRO


Fazer 150 minutos de actividade física moderada por semana pode reduzir o risco de cancro da mama e do cólon, segundo as novas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgadas hoje a propósito do Dia Mundial do Cancro.
Cerca de 31 por cento da população mundial não pratica exercício físico (Marco Maurício (arquivo))
“A actividade física desempenha um papel importante na redução da incidência de determinados cancros”, afirma Ala Alwan, director-geral adjunto da OMS para as Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental.
Segundo o responsável, “a inactividade física é o quarto factor de risco principal para todas as mortes globais, sendo que 31 por cento da população de todo o mundo não pratica actividade física”.
Em 2008, perto de 460 mil mulheres morreram vítimas de cancro da mama, enquanto cerca de 610 mil homens e mulheres morreram de câncer do colo-rectal.
As novas recomendações alertam que, pelo menos, 150 minutos de actividade física aeróbica de intensidade moderada durante a semana, para as pessoas com 18 anos ou mais, podem diminuir o risco de doenças não transmissíveis, incluindo cancro da mama e do cólon, diabetes e doenças cardíacas. Nas idades entre os 5 e os 17 anos, é recomendado, pelo menos, 60 minutos de actividade física moderada a vigorosa, pode proteger a saúde e reduzir o risco dessas doenças.
A inactividade física, crescente em muitos países, está associada a 3,2 milhões de mortes por ano, incluindo 2,6 milhões em países mais pobres, a mais de 670 mil mortes prematuras (pessoas com idade inferior a 60 anos) e a cerca de 30 por cento de diabetes e doença cardíaca isquémica.
O Dia Mundial do Cancro foi estabelecido em 2005 pela União Internacional de Controlo do Cancro (UICC).
As quatro doenças mais mortais -- cancro, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crónicas e diabetes -- são responsáveis por mais de 60 por cento de todas as mortes globais, o equivalente a mais de 35 milhões por ano.

Adaptado do Jornal Público