domingo, 17 de outubro de 2010

CLUBE DE VOLEIBOL DA
ESCOLA SECUNDÁRIA DE LATINO COELHO
TORNEIO DE VOLEIBOL DO CTOE
A equipa de juvenis femininos do Clube de Voleibol da Escola Secundária de Latino Coelho foi Campeã do Torneio.
Escola e Clube de Voleibol da Escola Secundária de Latino Coelho obtiveram com empenho e muito fair-play excelentes prestações desportivas no Torneio de Voleibol do CTOE.
Desde o dia 20 de Setembro que decorreu em Lamego o Torneio de Voleibol organizado pela A.V.V. (Associação de Voleibol de Viseu – Lamego) e pelo CTOE (Centro de Tropas de Operações Especiais. Este torneio realizou-se no Colégio de Lamego, às segundas, terças e quintas-feiras entre as 20:00 h e as cerca de 11:30 h. Participaram neste torneio quatro equipas femininas e oito masculinas da cidade de Lamego, do Peso da Régua, Viseu e de Oliveira dos Frades, realizando-se quarenta e dois jogos na totalidade. Como é característica deste torneio, ele é aberto a todos participantes independentemente da sua idade e sexo.
Ao longo de quase um mês cerca de 30 alunos das equipas de juvenis femininos e masculinos das equipas de Voleibol da Escola e Clube de Voleibol participaram neste torneio e mais uma vez mostraram a qualidade do voleibol praticado. No último sábado dia 16 de Outubro, realizaram-se as finais femininas e masculinas.
Mais uma vez, no fim do torneio a equipa feminina do Clube de Voleibol do “Liceu” de Lamego – Escola Secundária de Latino Coelho voltou a sagrar-se campeã obtendo só vitórias em todos os jogos em que participou, ganhou cinco jogos e onze sets em doze possíveis. A equipa federada de Juvenis femininos sagrou-se Campeã do Torneio do CTOE. A equipa de juvenis masculinos federada obteve um honroso quinto lugar. É de referir que também participaram neste torneio seis equipas seniores. A classificação das equipas femininas foi a seguinte: 1.º lugar – Clube de Voleibol da Escola Secundária de Latino Coelho, 2.º lugar – CCPAD (Clube de Caça e Pesca do Alto Douro), 3.º lugar – Colégio de Lamego e por último em 4.º lugar – CTOE. A classificação das equipas masculinas foi a seguinte: 1.º lugar – Sem Nome, 2.º lugar – CCPAD – 3.º lugar – PT Viseu, 4.º Lugar Colégio de Lamego, 5.º lugar – Clube de Voleibol da Escola Secundária de Latino Coelho, 6.º lugar – PALGOR, 7.º lugar – MIDVOLEI e, por último, e, em 8.º lugar o CTOE. O Voleibol do Clube e Escola Secundária de Latino Coelho está de parabéns por mais este êxito.
O encerramento do torneio, ocorreu no quartel do CTOE, aonde foi servido o tradicional rancho e entregues os prémios aos participantes.
A partir do próximo fim-de-semana iniciar-se-ão vários jogos de Voleibol federado das nossas cinco equipas a contar para o Campeonato Nacional, Torneio da Associação de Voleibol de Viseu-Lamego e Torneio da Associação de Voleibol do Porto. Aos sábados e aos domingos à tarde o Ginásio da Escola Secundária de Latino Coelho receberá grandes equipas do Voleibol nacional. Caro leitor, está desde já convidado a assistir aos diversos jogos e apoiar as nossas equipas.
O Clube de Voleibol da Escola Secundária de Latino Coelho está aberto a quem queira jogar Voleibol e tem, neste momento, cerca de noventa atletas participantes nas suas equipas. Não podemos esquecer ainda as muitas dezenas, poderemos dizer centenas de alunos que todos os dias passam pelos seus campos de Voleibol que estão montados permanentemente nos seus recreios e onde jogam e treinam dezenas de duplas de Gira-Volei e Gira +. Nesta duas modalidades de Voleibol a Escola e o seu Clube de Voleibol tem cerca de quinze duplas campeãs nacionais.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

terça-feira, 5 de outubro de 2010

COMO POUPAR ÁGUA EM CASA

A água é um bem essencial à Vida que se tem tornado cada vez mais escasso. Perante a ameaça de um futuro sem água, todos somos chamados a agir no sentido de preservar o nosso bem mais precioso. Saiba como contribuir para esta causa que é de todos, começando por mudar hábitos e atitudes em sua casa. A casa-de-banho é responsável por uma parte considerável da água que consumimos em casa, nomeadamente através das descargas do autoclismo. Com efeito, o consumo dos autoclismos representa 40% do total do consumo doméstico. Resulta daqui que o consumo médio anual associado à utilização do autoclismo se estima em 45 mil litros por fogo, ou seja, 230 mil milhões de litros no País.

Mas o consumo de água pelo autoclismo pode ser controlado através de pequenos gestos do dia-a-dia que fazem toda a diferença: - ajuste o autoclismo para o volume de descarga mínimo (quando aplicável); - use a descarga de menor volume, ou interrompa-a, para usos que não necessitem da descarga total (e.g. urina); - coloque o lixo num balde apropriado a esse fim, evitando deitar lixo na bacia de retrete e a descarga associada; - reduza o volume de armazenamento (colocando garrafas, pequenas barragens plásticas, etc.), evitando no entanto usar objectos que se deteriorem ou que impeçam o bom funcionamento dos mecanismos; - não efectue descargas desnecessárias do autoclismo; - reutilize a água de outros usos para lavagem da bacia de retrete (em situações de escassez); Por outro lado, o consumo de água na casa-de-banho depende muito de como fazemos a nossa higiene pessoal. A maioria dos fogos portugueses possui pelo menos um chuveiro e uma banheira. Os banhos e duches são usos bastantes significativos na habitação, representando cerca de 39% do consumo médio diário, existindo um potencial de poupança significativo para medidas que reduzam o volume gasto em cada utilização, sem ser sacrificado o conforto do utilizador.

Há muito que pode fazer para controlar a água usada na banheira/chuveiro:- utilize preferencialmente o duche em alternativa ao banho de imersão; - tome de duches curtos, com um período de água corrente não superior a 5 minutos; - feche da água do duche durante o período de ensaboamento; - em caso de opção pelo banho de imersão, utilize apenas 1/3 do nível máximo da banheira; - recolha a água fria corrente até chegar a água quente à torneira, para posterior rega de plantas ou lavagens na habitação (em situação de escassez); Como vê está ao nosso alcance reduzir o consumo de água para garantir um futuro com água para todos!

domingo, 3 de outubro de 2010

VACINA CONTRA A GRIPE
A Direcção-Geral de Saúde quer que, este ano, a vacina contra a gripe atinja mais de 75% das pessoas. Desta vez, a vacina imuniza também contra o vírus da gripe A. Cerca de 1,7 milhões de vacinas contra a gripe começam hoje a ser vendidas nas farmácias. A estas juntam-se cerca de 300 mil, que vão ser distribuídas nos centros de saúde, de forma gratuita, pelas pessoas mais desfavorecidas e institucionalizadas. Desta vez, a vacina imuniza também contra o vírus da gripe A."Neste momento, as farmácias e os centros de saúde estão a ser abastecidos com as vacinas necessárias", afirma a subdirectora geral da Saúde, Graça Freitas. Fonte da Associação Nacional de Farmácias (ANF), contactada pela agência Lusa, confirma que as farmácias já têm disponíveis as vacinas, que poderão ser compradas mediante apresentação de receita médica, válida até 31 de Dezembro. Nas administrações regionais de saúde, e para serem colocadas nos centros de saúde, estão também já as vacinas que irão ser distribuídas gratuitamente aos residentes de lares de idosos de instituições particulares de solidariedade social, das misericórdias e de gestão directa da Segurança Social, aos doentes integrados na rede de cuidados continuados e beneficiários do complemento solidário para idosos. A Direcção-Geral de Saúde (DGS) pretende que, este ano, a vacina atinja mais de 75% das pessoas em instituições e acima de 50% da população considerada prioritária: idosos com mais de 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos ou grávidas com mais de 12 semanas de gestação. Não há data concreta para o início da vacinação – uma informação que Graça Freitas não quis também adiantar, para "não criar ansiedade nas pessoas e gerar uma corrida às vacinas". "Nós aconselhamos a vacinação em Outubro. O dia exacto é quando as pessoas quiserem", diz a subdirectora geral da Saúde, adiantando que "pode acontecer que algum local ainda não tenha a vacina disponível e isso pode gerar ansiedade nas pessoas". A subdirectora geral de Saúde apela ainda aos médicos que façam uma "prescrição criteriosa, para que a vacina chegue a quem precisa". Para prevenir a transmissão da gripe, Graça Freitas aconselhou os portugueses a manterem as medidas que "tão bem interiorizaram" de higiene das mãos, de "etiqueta respiratória" e de distanciamento social para evitarem a propagação do vírus H1N1. "São medidas que servem para qualquer doença que se transmite da forma como a gripe o faz. São medidas que devíamos adoptar no dia-a-dia", defende. Graça Freitas apela ainda às pessoas que têm indicação para serem vacinadas para o fazerem, porque "a vacina é eficaz, segura e protege-as da doença e das suas complicações".