domingo, 21 de fevereiro de 2010

Vinte e um (21) conselhos das Universidades de Medicina: Harvard e Cambridge
21 Conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual :
1- Um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.
2- Salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).
3- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral. O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.
4- Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.
5- Adoptar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrointestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

PEQUENO-ALMOÇO
Já jejuou durante 16 horas? Isto é o que lhe pode acontecer se não tomar o pequeno-almoço. Tal como qualquer outra máquina que não funciona sem energia, também nós não funcionamos se não comermos.
Não lhe aconteceu já levantar-se com uma sensação de fadiga, sem energia e até de mau humor?Saiba que, muitas vezes, tomar o pequeno-almoço pode ajudar a resolver estes problemas. O facto de não se atribuir ao pequeno-almoço a importância que lhe é devida deve-se, talvez, ao seu próprio nome. Dever-se-ia, isso sim, chamar primeiro-almoço, para que se começasse a considerá-lo tão importante quanto o almoço ou o jantar.
O pequeno-almoço é considerado por muitos especialistas como a refeição mais importante do dia. Verdadeiro despertador, a primeira refeição da manhã é o carregador das baterias orgânicas, sobretudo das células cerebrais. As crianças que não o tomam apresentam menores níveis de atenção, têm mais dificuldade em concentrar-se e podem mesmo alcançar piores resultados nos testes de avaliação.
Um bom pequeno-almoço fornece uma porção considerável de substâncias nutritivas (dificilmente recuperáveis ao longo do dia, se for esquecido) e aumenta os níveis energéticos, permitindo uma melhor atitude face à escola ou ao trabalho.
Mesmo sabendo da importância desta refeição, há muitas pessoas que não o tomam por diversas razões, sendo as mais comuns a falta de tempo devido às correrias da manhã, falta de apetite logo ao acordar ou o facto de estarem a tentar controlar o seu peso.
Falta de tempo? Tente levantar-se 5-10 minutos mais cedo e prepare um pequeno-almoço simples. Leve-o consigo (iogurte líquido, fruta, pão ou bolachas) e coma-o pelo caminho.
Falta de apetite? Comece por incluir um alimento ligeiro, e progressivamente adicione-lhe um segundo e depois um terceiro.
Escolha alimentos ricos em nutrientes e leves: leite ou derivados meio gordos ou magros, frutos e alimentos do grupo dos cereais (pão, cereais, bolachas, etc.).
Adaptado do sítio "Educare"

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Sinais de alerta da violência infantil!
Ira intensa
Ataques de fúria
Irritabilidade extrema
Frustrar-se com frequência
Impulsividade
Auto-agressão
Poucos amigos
Dificuldade para prestar atenção
Inquietude física

Bullying