segunda-feira, 18 de maio de 2009

GRIPE A (H1 N1)
No contexto do actual alerta pandémico relacionado com a gripe A(H1N1) e de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde, informam-se os viajantes com destino a áreas afectadas pela gripe A(H1N1) de que não há restrições oficiais relativamente às deslocações para aquelas áreas. No entanto, os viajantes devem estar devidamente informados do risco de adquirir a doença e, se possível, adiar a deslocação. A Direcção-Geral da Saúde recomenda, como medidas de prevenção da doença, os seguintes procedimentos de higiene individual a serem adoptados pelos cidadãos que se deslocam às áreas afectadas:
** Evitar contacto com pessoas doentes;
** Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou toalhetes com solução de álcool;
** Evitar tocar com as mãos nos olhos, nariz e boca;
** Cobrir a boca e nariz quando espirrar ou tossir, usando lenço de papel, sempre que possível, e deitando-o no lixo de seguida;
** Limpar as superfícies sujeitas a contacto manual (como maçanetas das portas e corrimãos), com um produto de limpeza comum.
A observação destas indicações é igualmente importante em crianças. Os viajantes que regressem de áreas afectadas e que apresentem sintomas de gripe (febre alta de início súbito e tosse, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, dificuldade respiratória ou diarreia) ou que tenham tido contacto próximo com pessoas apresentando sintomas de gripe, devem permanecer em casa, ligar para Linha Saúde 24: 808 24 24 24 e seguir as instruções que lhes forem dadas.
Adaptado do Portal da Saúde