domingo, 8 de fevereiro de 2009

CANCRO DO COLO DO ÚTERO
O colo do útero é a extremidade inferior do útero, que liga o corpo do útero à vagina. O colo do útero sofre alterações ao longo da vida de uma mulher (puberdade, durante o parto, menopausa).

  • O cancro do colo do útero é comum? Na Europa, o cancro do colo do útero sucede ao cancro da mama como a segunda causa de morte por cancro em mulheres com idades entre os 15 e 44 anos. Na Europa, todos os dias, quarenta mulheres morrem de cancro do colo do útero.
  • O que causa o cancro do colo do útero? Ao contrário de muitos outros cancros, a origem do cancro do colo do útero não é hereditária. Este cancro é sempre causado por um vírus, o Papilomavírus Humano. Certos tipos deste vírus são capazes de transformar as células do colo do útero, provocando lesões, que em alguns casos progridem para lesões cancerosas. Esta progressão acontece apenas num número reduzido de casos e desenvolve-se ao longo de vários anos.
  • O que é o Papilomavírus Humano? Na verdade, existem mais de 100 tipos de Papilomavírus Humano. Os Papilomavírus cutâneos são responsáveis pelas verrugas cutâneas, enquanto que os Papilomavírus das mucosas colonizam preferencialmente as membranas mucosas. Se entrarem em contacto com os órgãos genitais, os Papilomavírus podem causar várias patologias, entre as quais o cancro do colo do útero.

Fonte:http://www.ligacontracancro.pt/content.aspx?cntx=1NKdyfs7Ui8J3GnPWwaiF8YdJMMOHB4pP6EooIpDutc%3D