domingo, 19 de outubro de 2008

DIA MUNDIAL CONTRA A OSTEOPOROSE
20 de Outubro
A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fracturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fractura, que costuma ser espontânea, isto é, não relacionada a trauma. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas.
Exercício físico e osteoporose Uma vida activa e a prática regular de exercício físico são muito importantes para a saúde dos ossos, em todas as fases da vida: durante o crescimento e até aos 30-35 anos ajudam a obter um bom pico de massa óssea e a partir dessa idade contribuem para que a perda óssea seja mais lenta ou estabilize. Mesmo que já tenha osteoporose ou tenha sofrido uma fractura deve fazer exercício físico e evitar ter uma vida muito sedentária.
O exercício vai ajudar a: Manter a massa óssea e reduzir o risco de fractura; Melhorar a força muscular e permitir uma melhor postura; Melhorar o equilíbrio e diminuir o risco de queda; Reduzir as dores crónicas da coluna; Prevenir ou diminuir as deformações da coluna provocadas pela osteoporose. Nem todos os exercícios são bons para quem tem osteoporose e não deve começar qualquer programa sem falar com o seu médico ou técnico de Educação Física. O exercício adequado para si vai depender da gravidade da sua osteoporose, da existência de outros problemas de saúde e da sua forma física. Regra geral não deve fazer mais que três sessões de exercício por semana, com duração de 30 minutos cada uma. O que pode fazer: Os melhores tipos de exercícios para quem tem osteoporose são: Exercícios com carga: marcha, dança e aeróbica de baixo impacto; Exercícios com resistência: usando pesos livres, aparelhos ou fitas de borracha;
Se já teve fracturas vertebrais, a natação e a hidroginástica suave podem ser bons exercícios, uma vez que a impulsão da água reduz o esforço necessário, reduz a probabilidade de ter dor na execução e ajuda a melhorar a força muscular. Prevenção da deformação e da dor; As deformações da coluna vertebral e as dores crónicas nas costas podem ser reduzidas através da prática de exercícios que fortalecem a musculatura da coluna, do tórax, dos ombros e dos abdominais.
Adaptado da Wikipédia e do sítio da Associação Nacional contra a Osteoporose.