sábado, 8 de março de 2008

O que é a diabetes?
A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.

Quais são os sintomas típicos da diabetes? Nos adultos - A diabetes é, geralmente, do tipo 2 e manifesta-se através dos seguintes sintomas: Urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria); Sede constante e intensa (polidipsia); Fome constante e difícil de saciar (polifagia); Fadiga; Comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais; Visão turva. Nas crianças e jovens - A diabetes é quase sempre do tipo 1 e aparece de maneira súbita, sendo os sintomas muito nítidos. Entre eles encontram-se: Urinar muito, podendo voltar a urinar na cama; Ter muita sede; Emagrecer rapidamente; Grande fadiga, associada a dores musculares intensas; Comer muito sem nada aproveitar; Dores de cabeça, náuseas e vómitos.

Quais são os deveres dos diabéticos? Para que a vida se prolongue e a diabetes não seja um impedimento ao usufruto de uma vida normal, o diabético deve: Predispor-se a aprender continuamente a controlar a sua diabetes; Tentar ser autónomo, praticando o seu próprio autocontrolo; Examinar regularmente os pés; Tentar seguir um estilo de vida saudável; Controlar o peso; Praticar actividade física regular; Evitar o tabaco; Contactar a equipa de saúde sempre que sinta necessidade e até que fique esclarecido sobre as questões que o preocupam; Controlar diariamente a sua diabetes, desempenhando um papel activo no seu tratamento; Fazer a sua autovigilância e adaptando o tratamento aos resultados – autocontrolo; Tomar correctamente a medicação; Contactar a equipa de saúde se verificar que está mal controlado ou se apresentar hipoglicemias graves, ou ainda se surgirem sintomas de infecção; Cumprir o plano de vigilância e terapêutica; Usar correctamente os materiais de controlo e tratamento; Utilizar correctamente o Guia do Diabético disponibilizado pelo seu médico assistente e ajudar os outros diabéticos a fazê-lo também.

Adapatado do Portal da Saúde - Ministério da Saúde

É à noite que é belo acreditar na Luz.

(Edmond Rostand)