quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

A OBESIDADE
A Obesidade pode ser definida como um acumular excessivo de gordura corporal e, normalmente, representa um processo a longo prazo. Obesidade e Infância: Pensa-se que a obesidade tenha origem na infância e quando isso ocorre, a probabilidade de ser obeso na vida adulta, é 3 vezes maior. Por outras palavras, podemos dizer que filhos de pais obesos correm um risco de 2 a 3 vezes superior de serem obesos na idade adulta, em comparação com crianças de famílias nas quais nenhum dos progenitores é morbidamente obeso. Isto deve-se a factores genéticos, mas fundamentalmente a hábitos precários em termos de dieta e de exercício.
Obesidade e alimentação: Acredita-se que a principal causa da obesidade reside no excesso de comida. Se assim fosse, evidentemente, a maneira mais fácil seria com certeza, limitar a ingestão de alimentos. No entanto, a alimentação consiste num importante factor quando se fala em obesidade e assim, lançamos alguns conselhos tendo em vista uma alimentação mais saudável e equilibrada:
Utilizar alimentos de qualidade: limpos e frescos; Tomar sempre o pequeno-almoço; Incluir nas refeições alimentos de todos os sectores da roda dos alimentos, nas proporções por ela sugeridas; Variar o mais possível os alimentos; Não passar mais de três horas e meia sem comer; Evitar o sal; Evitar alimentos açucarados; Evitar fritos ou alimentos com muita gordura; Consumir diariamente leite ou derivados; Comer pelo menos 3 peças de fruta por dia; Comer leguminosas pelo menos 2 vezes por semana (feijão, grão, etc.); Consumir sopa diariamente; Comer peixe pelo menos 4 vezes por semana; Evitar consumir bebidas alcoólicas antes da idade adulta; Beber líquidos em abundâncias (água simples ou refrescos sem açúcar); Comer com calma, mastigando correctamente os alimentos.
Adaptado de "Viver a Mexer"