quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Agasalhe-se e mantenha a casa aquecida.

Roupa - Deve-se colocar roupa quente suplementar (várias camadas), cobrir a cabeça, usando chapéu ou gorro, usar luvas e utilizar calçado adequado, para evitar perdas de calor. Evitar roupa muito justa ou que faça transpirar, são outras das recomendações para enfrentar situações de descida da temperatura.

Corpo - Beber bebidas quentes e comer refeições quentes. O corpo deve manter-se activo, fazendo pequenos exercícios com os braços, pernas e dedos, para activar a circulação sanguínea. Evite actividades físicas e/ou desportivas muito intensas que obrigam o coração a um grande esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco.

Casa - Vedar bem as portas e janelas. Tentar manter uma temperatura ambiente entre 20ºC e 21ºC, mas ter cuidado com a utilização de braseiras, lareiras e aquecedores como fonte de aquecimento. Áreas fechadas, com lareiras e braseiras, constituem risco acrescido de incêndios e intoxicações pelo monóxido de carbono.

Apoio - Em caso de mal-estar devido ao frio, devem consultar o médico. Para mais informações, contacte a Linha Saúde Pública - 808 211 311.

Adaptado de um artigo do Diário de Notícias.