sábado, 17 de novembro de 2007

LAVAR AS MÃOS
Um gesto tão simples e que faz verdadeiros " milagres ". Pode evitar infecções e previne doenças. Deve ser uma prática corrente, principalmente antes das refeições. Lavar as mãos é muito importante, na medida em que, destrói as bactérias existentes e que não são perceptíveis a olho nu. As mãos transportam bactérias que transmitem doenças. Para que os "hóspedes" indesejados desapareçam basta lavar as mãos. As doenças alimentares afectam milhares de pessoas em todo o mundo. Lavar as mãos poderá evitar o pior e salvar vidas. As condições de higiene devem ser melhoradas assim como se deve aumentar a lavagem das mãos. Um hábito antigo no mundo ocidental, esquecido por muitos actualmente. A falta de higiene provoca um elevado número de infecções que poderão levar à morte. A higiene está não só nas nossas mãos.Depois de lavar as mãos com sabão, o melhor é mesmo limpar a uma toalha de papelAssim, e de mãos lavadas, as pessoas poderão evitar muitas doenças infecciosas. Quando devemos lavar as mãos:

Sempre que iniciar o trabalho; Sempre que se apresentarem sujas; Sempre que mudar de tarefa; Depois de manipular alimentos crus; Sempre que tossir, espirrar ou mexer no nariz; Sempre que utilizar as instalações sanitárias; Depois de mexer no cabelo, olhos, boca, ouvidos e nariz; Depois de comer; Depois de fumar; Depois de manipular e/ou transportar lixo; Depois de manipular produtos químicos (limpeza e desinfecção). Lavamos as mãos várias vezes ao dia. Mas será que as lavamos bem? As unhas deverão apresentar-se sempre curtas, limpas e sem verniz. Como lavar as mãos:

Molhar muito bem as mãos e antebraços com água corrente, quente e potável; Ensaboar bem as mãos com o sabão líquido, lavando bem os espaços interdigitais, as palmas das mãos, os polegares e os antebraços; Lavar as unhas com escova própria (que deverá ser mantida limpa e seca entre as utilizações); Passar por água corrente, quente e potável para remover todo o sabão; Deitar o líquido desinfectante nas mãos e espalhar bem pelas próprias e pelos antebraços (esta operação deverá demorar entre 20 a 30 segundos); Passar abundantemente por água quente, corrente e potável; Secar as mãos com toalhetes de papel descartável. Adaptado de :Centro de Comércio Online e Portal de Saúde Pública