sexta-feira, 17 de agosto de 2007

A Escola, enquanto local de aprendizagem e de socialização, constitui uma estrutura básica, oferecendo condições privilegiadas para a promoção da saúde – individual e social - dos seus alunos, pessoal docente e não docente, famílias e restante comunidade educativa. Na verdade, é através da apropriação dos conteúdos informativos e formativos das actividades educativas e das aprendizagens, intencionalmente desenvolvidas na Escola, que se promovem capacidades conducentes à autonomia e ao sentido da responsabilidade social dos cidadãos, habilitando-os a intervir em si próprio e na relação com os outros de forma construtiva. As acções serão desenvolvidas de forma integrada e articulada, permitindo a participação activa de diversos intervenientes da comunidade educativa. Assim: - Promoveremos o trabalho em equipa e em parceria, de forma coordenada e adaptada a cada momento e área de intervenção; - Incentivaremos a formação específica da comunidade escolar nas áreas de intervenção prioritária da escola; - Daremos prioridade à formação interpares – todos aprendem com todos; - Apoiaremos, na medida do possível, todas as acções, que de forma integrada e sustentada, sejam solicitadas/propostas na escola pelos departamentos curriculares, professores e restantes elementos da comunidade educativa; - Potenciaremos a utilização de metodologias activas e participativas que promovam a interacção; o saber fazer e o saber ser; - Incentivaremos a produção de materiais; - Iremos procurar criar momentos de divulgação e partilha de trabalhos realizados, envolvendo a comunidade escolar; - Criaremos momentos de partilha de experiências e actividades intra e inter-entidades.