quarta-feira, 27 de Janeiro de 2010

G I A A
GABINETE DE INFORMAÇÃO
E APOIO AO ALUNO
Educação Sexual em Meio Escolar

terça-feira, 26 de Janeiro de 2010

Garota Surda Aprende a Tocar Violino

A todos os que são diferentes é preciso força para lutar, coragem para vencer, mas por incrível que pareça é desses, que ninguém dá nada por eles, de quem tantas vezes se esquecem, é desses que partem exemplos de vitórias diárias. É incrível que os que parecem mais limitados fisicamente são os que dão mais provas de que são capazes. Enquanto que os que são perfeitos, lindos, saudáveis, são preguiçosos, queixosos, mimados, e nunca se contentam com o que são e querem sempre mais e melhor.

sábado, 23 de Janeiro de 2010

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Alface – evita a fadiga mental amenizando a irritação. É rica em folato que é um elemento muito importante para o organismo, sendo que sua deficiência pode causar depressão e cansaço.
Banana – é rica em vitaminas do complexo B e flavonóides, que actuam na protecção das células. É rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. Auxilia na produção de energia e no funcionamento do sistema nervoso. Portanto, diminui a ansiedade e colabora para garantir um sono mais tranquilo.
Espinafre – vegetal rico em potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Tem magnésio, folato e vitaminas A, C e do complexo B, auxiliando a estabilizar a pressão e garantindo o bom funcionamento do sistema nervoso.
Laranja – fonte de carotenóides, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B. Auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso. É energética, hidratante e previne a fadiga.
Leite – rico em cálcio auxilia no relaxamento dos músculos. Fonte de proteínas que estimulam o sistema nervoso ajudando a combater o streese.
Uva – rica em niacina (que é uma vitamina do complexo B), minerais, potássio e vitamina C. Portanto ajuda no bom funcionamento do organismo mantendo a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo. É rica em flavonóides (são antioxidantes), que retardam o envelhecimento da pele e ajuda a combater o colesterol, além de ser energética.

domingo, 17 de Janeiro de 2010

"COMO FORMAR DELINQUENTES!"
Sem o saber, a família e a sociedade vão formando delinquentes. A solidão e a correria,o predomínio do ter sobre o ser, a crença de que o mundo é um brinquedo, a difusão de referências éticas, o consumismo febril, o império das marcas… são alguns dos sinais do nosso tempo. E a escola é que paga. É que tem de salvar as famílias, regenerar a sociedade, tornar possível o laço social. Numa missão impossível e num processo de destruição psicológica dos professores. Também por isso é preciso acabar com o mito de uma escola ao serviço da sociedade (como há dias aqui diziam as palavras de António Nóvoa) e mobilizar a sociedade para estar ao serviço da escola. Eis as práticas eficazes de uma formação para a delinquência:

1) Comece desde a infância a dar ao seu filho tudo o que ele pede. Assim este crescerá convencido de que o mundo inteiro lhe pertence. E que a missão dos pais é satisfazer-lhe os desejos de consumo.

2) Não lhe dê qualquer educação moral. Espere que seja de maior idade para que possa decidir livremente.

3) Quando disser palavrões, ache graça, ria-se. Isto anima-lo-á a fazer coisas ainda mais graciosas.

4) Não o confronte, não lhe diga que errou, que está mal algo que faz, pois poderia criar-lhe um complexo de culpa.

5) Apanhe tudo o que ele tiver espalhado: livros, sapatos, roupa, jogos... Assim, ele habituar-se-á a deixar os outros assumir as responsabilidades.

6) Deixe-o ler tudo o que lhe caia nas mãos e ver todos os programas que lhe apetecer. Tome cuidado para que os seus pratos, copos e talheres estejam bem esterilizados, mas deixe que a sua mente se encha de imundície, para que ele aprenda a considerar valioso aquilo que é lixo.

7) Discuta e brigue com o seu cônjuge na sua presença. Deste modo ele não se surpreenderá nem sofrerá demasiado quando a família se separar.

8) Dê-lhe todo o dinheiro que ele quiser gastar para que ele não suspeite que para dispor de dinheiro é preciso esforçar-se e trabalhar.

9) Satisfaça todos os seus desejos, apetites, comodidades e prazeres. O sacrifício e a austeridade poderiam frustrá-lo.

10) Ponha-se do seu lado em qualquer conflito que ele mantenha com os professores, vizinhos e amigos. Acredite que todos eles têm preconceitos contra o seu filho e, na verdade, só o querem prejudicar.
Adaptado de:http://www.terrear.blogspot.com/
O papel da LARANJA na
Alimentação Saudável
FRUTA DA ÉPOCA
Da alimentação saudável devem fazer parte todos os diferentes grupos de alimentos, segundo uma proporção coerente e nutricionalmente adequada às necessidades humanas. Contudo, só a mais ampla diversificação de alimentos, dentro de cada grupo, permite cumprir o desejável equilíbrio alimentar, desde que integre produtos hortícolas e fruta da época. Os produtos hortícolas e fruta são os alimentos que devem ocupar o maior volume alimentar diário. As frutas em geral são nutricionalmente ricas de fibra vegetal, vitaminas e minerais, nutrientes protectores e reguladores. A laranja é particularmente rica em vitamina C e em pectina, uma das fracções da fibra vegetal, importante na regulação dos valores de colesterol. Acresce também, o benefício de oferecer intacto o seu valor nutritivo, dado que se come sempre crua. A laranja algarvia aufere ainda de notáveis propriedades, decorrentes do facto de ser sempre consumida como produto fresco e da época, e de ser proveniente duma região bastante exposta ao Sol, o que lhe confere uma maior riqueza em vitamina C. Assim, é aconselhável o consumo de pelo menos uma laranja por dia, garante do aporte da dose diária recomendada de vitamina C, bem como de quantidade razoável de um dos melhores reguladores dos valores do colesterol.
Adaptado do Portal daa Saúde