Tome cuidado com a sua saúde:
Se é boa, mantenha-a.
Se é instável, melhore-a.
Se não consegue melhorá-la , procure ajuda.
nosso sistema imunológico possui uma memória prodigiosa, logo, assim que cataloga o inimigo, reage com rapidez a qualquer incursão que este realize, segregando anti-corpos específicos. Esta hipersensibilidade define a alergia.
está a participar no preenchimento do questionário referente ao Projecto “Comportamentos relacionados com a saúde infanto-juvenil no concelho de Lamego”, promovido pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo de Lamego, que tem como objectivo conhecer e caracterizar os hábitos de saúde de todos os jovens que frequentam o ensino básico (2.º e 3.º ciclo) e o ensino secundário no concelho de Lamego, no que diz respeito ao tipo de alimentação, ao tempo de sono, ao consumo de tabaco, bebidas alcoólicas e drogas ilícitas e à actividade física. Uma vez conhecidos os hábitos de saúde, identificar-se-ão os eventuais comportamentos de risco e formular-se-ão propostas de formação e de intervenção em meio escolar.
Até ao final do mês de Março os alunos de cada turma serão acompanhados às salas de informática (2SI 1 e 2 SI 2) por docentes indicados para o efeito, aí encontra-se um professor colaborador no Projecto Educação para a Saúde, que auxiliará os alunos a preencher o referido questionário no endereço http://cpcjlamego.no.sapo.pt/proj.htm
Quando recomendado pelos médicos, não provocam danos físicos ou mentais. É um medicamento sedativo, conhecido também como tranquilizante, que possui o efeito de diminuir ou extinguir a ansiedade, sem prejudicar excessivamente as funções psíquicas e motoras. São utilizados no tratamento da insónia e para reprimir crises. Recebem o nome de drogas hipnóticas, por induzir o sono. Os ansiolíticos mais comuns são as substâncias chamadas benzodiazepínicos. São utilizados via oral, em forma de comprimidos ou cápsulas, ou via endovenosa, em forma de injecção. Devido à facilidade com que este medicamento é disponibilizado em farmácias, o seu uso tornou-se comum. Existem pessoas que ao se sentirem com stress ou nervosas fazem uso desse medicamento, mesmo sem recomendação médica. O ansiolítico é utilizado por usuários de drogas estimulantes, para diminuir a euforia, a excitação e até mesmo para dormir após o uso prolongado de drogas. Os ansiolíticos benzodiazepínicos podem causar dependência quando são utilizados por um longo período. Os sintomas de abstinência são: irritabilidade, dores no corpo, insónia, em casos extremos provoca convulsão. Em mulheres grávidas, o ansiolítico pode provocar má formação fetal. Os benzodiazepínicos são as drogas mais utilizadas em todo o mundo e consideradas um problema de saúde pública nos países mais desenvolvidos.