domingo, 22 de março de 2009

Tome cuidado com a sua saúde:

Se é boa, mantenha-a.

Se é instável, melhore-a.

Se não consegue melhorá-la , procure ajuda.
DIA 22 DE MARÇO
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
POUPE HOJE PARA TER AMANHÃ

"Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca." (Provérbio popular)

quinta-feira, 19 de março de 2009

COMEÇARAM AS ALERGIAS!
O que é uma alergia?Uma alergia é uma resposta imunológica a uma determinada substância que se considera nociva para o próprio organismo, quando não o deveria ser. O nosso sistema imunológico possui uma memória prodigiosa, logo, assim que cataloga o inimigo, reage com rapidez a qualquer incursão que este realize, segregando anti-corpos específicos. Esta hipersensibilidade define a alergia.
Quais são os alergénios mais frequentes? Os alergénios mais frequentes são os que existem no ar e que podem ser inalados (pólen das árvores ou gramíneas, ácaros do pó, pêlo e dejectos dos animais domésticos, esporos de bolores) ou os que podem ser ingeridos nos alimentos (leite de vaca, ovo, peixe, marisco, amendoim) ou em certos medicamentos (antibióticos). O veneno da picada de insectos (abelha, vespa e mosquito) também pode provocar reacções alérgicas.

quinta-feira, 12 de março de 2009

GIRA - VOLEI E GIRA +
Está a decorrer na Escola Secundária de Latino Coelho os Torneios de Gira - Volei e Gira +. Estes Torneios são organizados pelo Grupo de Educação Física e pelo Projecto Educação para a Saúde. Durante o intervalo da manhã, os campos de voleibol dos recreios, encontram-se repletos de entusiastas do voleibol que assim ocupam racionalmente o seu tempo livre, participando no Torneio. Os alunos ou jogam ou vêem os seus colegas praticar a modalidade rainha da Escola. Este espectáculo pode ser presenciado em cada intervalo e ao longo do dia.
A Escola empresta bolas aos alunos que não trazem a sua de casa. A qualidade técnica de muitos alunos daria para constituir muitas duplas de voleibol ou então várias equipas. As equipas federadas do Clube de Voleibol da Escola Secundária de Latino Coelho, Iniciadas e Iniciados muito têm contribuido para a expansão da modalidade e há já alunas e alunos que já mostraram muito interesse em participar futuramente como jogadores nas equipas.
PARTICIPA E TRAZ CONTIGO UMA AMIGA OU AMIGO!

quarta-feira, 11 de março de 2009

PROJECTO EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE
QUESTIONÁRIO
A Escola Secundária de Latino Coelho está a participar no preenchimento do questionário referente ao Projecto “Comportamentos relacionados com a saúde infanto-juvenil no concelho de Lamego”, promovido pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo de Lamego, que tem como objectivo conhecer e caracterizar os hábitos de saúde de todos os jovens que frequentam o ensino básico (2.º e 3.º ciclo) e o ensino secundário no concelho de Lamego, no que diz respeito ao tipo de alimentação, ao tempo de sono, ao consumo de tabaco, bebidas alcoólicas e drogas ilícitas e à actividade física. Uma vez conhecidos os hábitos de saúde, identificar-se-ão os eventuais comportamentos de risco e formular-se-ão propostas de formação e de intervenção em meio escolar. Até ao final do mês de Março os alunos de cada turma serão acompanhados às salas de informática (2SI 1 e 2 SI 2) por docentes indicados para o efeito, aí encontra-se um professor colaborador no Projecto Educação para a Saúde, que auxiliará os alunos a preencher o referido questionário no endereço http://cpcjlamego.no.sapo.pt/proj.htm

segunda-feira, 9 de março de 2009

ANSIOLÍTICOS
Ansiolíticos é uma droga sintética utilizada para diminuir a ansiedade e a tensão. Atingem áreas do cérebro que controlam a ansiedade. Quando recomendado pelos médicos, não provocam danos físicos ou mentais. É um medicamento sedativo, conhecido também como tranquilizante, que possui o efeito de diminuir ou extinguir a ansiedade, sem prejudicar excessivamente as funções psíquicas e motoras. São utilizados no tratamento da insónia e para reprimir crises. Recebem o nome de drogas hipnóticas, por induzir o sono. Os ansiolíticos mais comuns são as substâncias chamadas benzodiazepínicos. São utilizados via oral, em forma de comprimidos ou cápsulas, ou via endovenosa, em forma de injecção. Devido à facilidade com que este medicamento é disponibilizado em farmácias, o seu uso tornou-se comum. Existem pessoas que ao se sentirem com stress ou nervosas fazem uso desse medicamento, mesmo sem recomendação médica. O ansiolítico é utilizado por usuários de drogas estimulantes, para diminuir a euforia, a excitação e até mesmo para dormir após o uso prolongado de drogas. Os ansiolíticos benzodiazepínicos podem causar dependência quando são utilizados por um longo período. Os sintomas de abstinência são: irritabilidade, dores no corpo, insónia, em casos extremos provoca convulsão. Em mulheres grávidas, o ansiolítico pode provocar má formação fetal. Os benzodiazepínicos são as drogas mais utilizadas em todo o mundo e consideradas um problema de saúde pública nos países mais desenvolvidos.
Adaptado de:http://www.brasilescola.com/drogas/ansiolitico.htm

domingo, 1 de março de 2009

PRIMEIROS SOCORROS
Adopte o procedimento correcto em caso de emergência
  • As ideias pré-concebidas que existem nem sempre são as soluções mais adequadas em caso de acidente. Desmistifique-as e preste um primeiro auxílio eficaz Para evitar que uma ferida sangre, deve passá-la por água? Não! O contacto com a água apenas impede a coagulação da ferida e fomenta a hemorragia.
  • Em caso de queimadura, deve pôr creme ou manteiga? Esqueça o creme e deixe a manteiga para as torradas! A única coisa que uma queimadura requer é água fria. O recurso ao gelo pode queimar a pele.
  • Mexer a perna revela que esta não está partida? Pois que não! Ou tem a capacidade de visão do Super-homem ou terá de limitar-se à única forma de detectar uma fractura: fazer um raio-X.
  • Um torniquete é a melhor forma de parar uma hemorragia intensa? Não, não é e fazê-lo exige algum cuidado. É perigoso bloquear a circulação sanguínea num membro por mais de dez ou 15 minutos.
  • É necessário muito treino para se conseguir prestar primeiros-socorros? Nem por isso... Aprender o essencial não requer muito tempo. Em situações de urgência, é importante manter o senso comum e o sangue frio. Ah e esqueça o que vê nos filmes e nas séries de televisão. A realidade é bem diferente! A responsabilidade editorial desta informação é do Sapo Família e da revista Saber Viver
VOLEIBOL
INICIADAS