O movimento e a evolução do homem
O movimento desempenha um papel fundamental na evolução do homem desde o seu nascimento até à idade adulta.
É através do seu corpo e do movimento, que a criança e o jovem realizam as suas experiências, a sua personalidade, se conhece a si própria, estabelece relação com o meio e com os outros.
A progressiva maturação do sistema nervoso ocorre através da sua solicitação por meio do movimento e do processo natural.
A mão e a locomoção proporcionam um enriquecimento das sensações musculares e desenvolvimento psicológico. Permitem ao ser humano ter a sua independência e autonomia.
A inteligência, que se edifica a partir da actividade do homem sobre o meio, tem no movimento um suporte fundamental do seu desenvolvimento.
A criança evolui da maturação motora e da organização perceptiva para a linguagem e para o processo cognitivo. Portanto o gesto antecede a palavra, o acto antecede o pensamento e a inteligência sensório-motora antecede a inteligência reflexiva.
A privação do movimento, a carência de experiências motoras, desempenham um grande obstáculo ao desenvolvimento perceptivo, cognitivo e da linguagem.
As perturbações da personalidade, de comportamento, da leitura e da escrita estão relacionadas com problemas de movimento e com uma deficiente imagem corporal.
AF