As palavras terminadas com o sufixo “ite” indicam um processo inflamatório. Tendinite, pois, é a inflamação que acontece nos tendões (ligam os músculos aos ossos).
Essa inflamação pode ter duas causas, que são: 1. Mecânica – esforços prolongados e repetitivos, além de sobrecarga. 2. Química – A desidratação, quando os músculos e tendões não estão suficientemente drenados, a alimentação incorrecta e toxinas no organismo podem conduzir a uma tendinite.
A tendinite revela-se inicialmente com dores e muitas vezes com a incapacidade da pessoa em realizar certos movimentos.Para além de alguns desportos, ultimamente, a área de informática tem mostrado esse problema, com o esforço repetido dos dedos no teclado. Sem contar os pianistas, que por estudo sistemático de suas partituras musicais podem ser acometidos de tendinite.
As formas de tratamento:
Em primeiro lugar é preciso repouso. Depende do grau da lesão. As formas de tratamento vão desde a indicação de anti-inflamatórios até a imobilização do membro afectado. Após algum tempo, a pessoa é aconselhada a fazer fisioterapia, para acelerar o processo de cura. Uma das técnicas indicadas para a tendinite é a crioterapia, aplicação de gelo. Massagens também são indicadas como auxiliares no tratamento.A aplicação local de corticóides é apenas indicada dos casos mais graves.
Adaptado do sítio: "Boa Saúde"