NESTE VERÃO...
ATENÇÃO!
Suor - A alta temperatura provoca dilatação dos vasos sanguíneos, o suor compensa o calor e refresca a pele. O aumento do suor é normal, porém quando excessivo pode ser sintoma de infecções e intoxicação alimentar.
Cerveja – Tenha cuidado com as bebidas alcoólicas. Por serem vasodilatadoras e diuréticas provocam aumento do suor e da urina, podendo levar à desidratação.
Olha o cachorro quente! - Cuidado com alimentos vendidos na rua, ou mal higienizados, como molhos e maionese, facilmente encontrados em barracas de cachorros e bifanas.
Fato e gravata - As roupas devem ser folgadas, para facilitar a ventilação, claras para reflectir a luz e de tecido leve.
Sono tranquilo - Durma em ambientes ventilados e, para combater as melgas e mosquitos, use repelentes ligados a uma tomada eléctrica. Antes de dormir, um banho morno refresca, mas o gelado pode provocar choque térmico.
Primeiros socorros – Quando uma pessoa se sente mal, tem queda de tensão, ou desmaia, coloque-a deitada no chão e de lado, para não aspirar o vómito, levante as suas pernas, facilitando o fluxo sanguíneo e ligue para o 112.
Diarreia – O calor não provoca diarreia. Em geral, esta é provocada por alimentos contaminados, doenças inflamatórias e pelo excesso de bebida alcoólica.
Adaptado de vários textos.