CUIDADOS COM A VISÃO
- Antes de mais nada, visite o oftalmologista
regularmente! O ideal é que seja feita uma visita anual ou de acordo com a solicitação do profissional.
- A auto-observação dos olhos é fundamental. Visão cansada, coceira, dificuldade para focalizar imagens e lacrimejamento são todos sintomas de problemas oculares ou alergias.
- Os cuidados em relação à televisão e, principalmente, computadores, são muito importantes. Recomenda-se que dê intervalos de uma em uma hora para descansar os olhos, e que mantenha uma distância de pelo menos 50 centímetros do monitor (computador).
- Muitas pessoas (não necessariamente as que têm olhos claros) são mais sensíveis aos raios ultravioletas do sol. Por isso, o uso de óculos escuros de boa qualidade (que podem ser ou não de graduados, dependendo do caso) é fundamental para proteger a visão.
- Quem usa lentes de contato deve dar atenção especial à limpeza das lentes e do estojo que as contem, e ao uso continuado dentro dos prazos estabelecidos. Quando isto não é feito,
pode haver a proliferação de bactérias dentro dos olhos, o que causa infecções. Existem no mercado produtos para limpeza de todos os tipos de lentes gelatinosas, inclusive as descartáveis, lubrificando, desinfetando, enxaguando, conservando e removendo proteínas.
- Evite o tabaco (activo ou passivo), pois muito problemas visuais têm relação direta ou indireta ao uso do tabaco e todos os seus componentes tóxicos.
Adaptado de Diário do Grande ABC