
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
"Os neurocientistas não param de alertar para os malefícios de um uso intenso e prolongado dos computadores, calculadoras e consolas pelas crianças. Para além de promoverem o isolamento social, o egocentrismo juvenil, quebras de atenção, obesidade, diabetes e hiperactividade, sabe-se agora que torna o cérebro preguiçoso. O cérebro é um músculo. Com falta de uso, enfraquece. Se a memória não foi exercitada, a função perde-se. O uso desregrado das novas tecnologias da informação é meio caminho andado para perdas de memória na velhice. E sabe-se que quem usa pouco a memória tem mais probabilidades de desenvolver, mas cedo, a doença de Alzheimer.
O cérebro está a cair em desuso.
Com as calculadoras nas salas de aula, as crianças não aprendem a tabuada e não exercitam a memória para fazer operações matemáticas simples. Com o uso indiscriminado do GPS, perdemos a capacidade para ler e interpretar mapas. Poupa-se na memória e no raciocínio e corre-se o risco de criar áreas do cérebro amorfas, apáticas e cinzentas por falta de uso. Pode estar a acontecer ao cérebro das crianças aquilo que acontece aos músculos das pernas dos idosos que não fazem exercício físico. Talvez o Governo português esteja a cometer um crime ao entregar 500 mil portáteis a crianças dos 5 aos 10 anos de idade. Os efeitos perniciosos serão detectados mais tarde.
Fonte:http://www.profblog.org/2009/02/uso-intensivo-e-prolongado-de.html
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Amar é ultrapassarmo-nos. (Oscar Wilde)
Porque, afinal, ainda existem homens com H maiúsculo... enquanto tantos outros não passam de simples ratos... Certo dia o filho perguntou ao pai: "Papá, vens correr a maratona comigo?" O pai respondeu que sim, e ambos correm a primeira maratona juntos. Num outro dia, o filho voltou a perguntar ao pai se queria voltar a correr a maratona com ele, ao que o pai respondeu de novo que sim. Correram novamente os dois. Noutro dia ainda, o filho perguntou ao pai: "Papá, queres correr comigo o Ironman? (O Ironman é uma prova mais difícil. Exige que se nade 4 km, ande de bicicleta 180 km e corra 42 km) E o pai disse-lhe que sim. Parece tudo muito simples até se verem as imagens seguintes. Simplesmente fantástico!
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
-
A obesidade infantil está a atingir cada vez mais crianças e jovens portugueses.
-
De acordo com dados da Direcção-Geral de Saúde, 25% das crianças entre os 3 a 5 anos têm excesso de peso, um valor que cresce para 30% nas crianças dos 7 aos 11 anos.
Procure saber as consequências da obesidade.
Não diga que não o(a) informamos!
Notícia RTP de 23 de Fevereiro de 2009.
domingo, 22 de fevereiro de 2009
- Antes de mais nada, visite o oftalmologista
regularmente! O ideal é que seja feita uma visita anual ou de acordo com a solicitação do profissional.
- A auto-observação dos olhos é fundamental. Visão cansada, coceira, dificuldade para focalizar imagens e lacrimejamento são todos sintomas de problemas oculares ou alergias.
- Os cuidados em relação à televisão e, principalmente, computadores, são muito importantes. Recomenda-se que dê intervalos de uma em uma hora para descansar os olhos, e que mantenha uma distância de pelo menos 50 centímetros do monitor (computador).
- Muitas pessoas (não necessariamente as que têm olhos claros) são mais sensíveis aos raios ultravioletas do sol. Por isso, o uso de óculos escuros de boa qualidade (que podem ser ou não de graduados, dependendo do caso) é fundamental para proteger a visão.
- Quem usa lentes de contato deve dar atenção especial à limpeza das lentes e do estojo que as contem, e ao uso continuado dentro dos prazos estabelecidos. Quando isto não é feito,
pode haver a proliferação de bactérias dentro dos olhos, o que causa infecções. Existem no mercado produtos para limpeza de todos os tipos de lentes gelatinosas, inclusive as descartáveis, lubrificando, desinfetando, enxaguando, conservando e removendo proteínas.
- Evite o tabaco (activo ou passivo), pois muito problemas visuais têm relação direta ou indireta ao uso do tabaco e todos os seus componentes tóxicos.
Adaptado de Diário do Grande ABC
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
- Não basta vacinar-se uma vez para ficar devidamente protegido. Em geral, é preciso receber várias doses da mesma vacina para que esta seja eficaz. Outras vezes é também necessário fazer doses de reforço, nalguns casos ao longo de toda a vida.
- A vacinação, além da protecção pessoal, traz também benefícios para toda a comunidade, pois quando a maior parte da população está vacinada interrompe-se a transmissão da doença.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009



segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
domingo, 8 de fevereiro de 2009

- O cancro do colo do útero é comum? Na Europa, o cancro do colo do útero sucede ao cancro da mama como a segunda causa de morte por cancro em mulheres com idades entre os 15 e 44 anos. Na Europa, todos os dias, quarenta mulheres morrem de cancro do colo do útero.
- O que causa o cancro do colo do útero? Ao contrário de muitos outros cancros, a origem do cancro do colo do útero não é hereditária. Este cancro é sempre causado por um vírus, o Papilomavírus Humano. Certos tipos deste vírus são capazes de transformar as células do colo do útero, provocando lesões, que em alguns casos progridem para lesões cancerosas.
Esta progressão acontece apenas num número reduzido de casos e desenvolve-se ao longo de vários anos.
- O que é o Papilomavírus Humano? Na verdade, existem mais de 100 tipos de Papilomavírus Humano. Os Papilomavírus cutâneos são responsáveis pelas verrugas cutâneas, enquanto que os Papilomavírus das mucosas colonizam preferencialmente as membranas mucosas. Se entrarem em contacto com os órgãos genitais, os Papilomavírus podem causar várias patologias, entre as quais o cancro do colo do útero.
Fonte:http://www.ligacontracancro.pt/content.aspx?cntx=1NKdyfs7Ui8J3GnPWwaiF8YdJMMOHB4pP6EooIpDutc%3D
sábado, 7 de fevereiro de 2009


Informação do Departamento Ministério da Saúde de Saúde Pública
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
PREVINA ACIDENTES COM GÁS
- Compre apenas aparelhos que obedeçam às normas de
segurança;
- A instalação, reparação e manutenção dos aparelhos, incluindo a substituição dos tubos de alimentação, deve ser feita por técnicos de gás devidamente acreditados;
- Guarde as garrafas de gás em locais apropriados, de preferência com materiais incombustíveis e bem ventilados e, sempre que possível, no exterior da habitação ou junto de uma janela;
- Mantenha as garrafas de gás a uma distância superior a meio metro de radiadores, tomadas e interruptores eléctricos e a 1,50 metros de chamas;
- Nunca instale esquentadores na casa de banho;
- Nunca instale garrafas de gás propano no interior da sua habitação;
- Nunca guarde garrafas de gás na cave;
- Nunca movimente as garrafas de gás, mesmo quando parcialmente vazias, sem fechar a válvula de corte do redutor;
- Nunca deite garrafas com gás (coloque-as sempre com o redutor para cima);
- Nunca ligue interruptores durante a substituição de garrafas vazias por cheias.
Em caso de suspeita de fuga de gás
- Feche as válvulas de segurança do contador e de corte
do redutor;
- Abra as janelas e portas da habitação, para ventilar;
- Não faça lume, não fume e apague quaisquer chamas;
- Não ligue ou desligue das tomadas os aparelhos eléctricos e electrodomésticos;
- Remova para o exterior a garrafa suspeita de ter a fuga de gás;
- Nunca use a chama para localizar ou detectar fugas de gás;
- Chame os bombeiros ou os técnicos da empresa que instalou e faz a manutenção do equipamento.
Adaptado do Portal da Saúde