
BENZODIAZEPINA
Hoje vou começar a publicar vários artigos sobre as Drogas.
ÁLCOOL
O que é? - Droga depressora do Sistema Nervoso Central, mas com efeitos desinibidores; é a mais consumida em Portugal. Origem - Diversas Modos de administração mais frequentes - Oral Dependências: Física -Sim Psíquica - Sim Efeitos (dependem da pessoa, do ambiente, da qualidade e quantidade da substância consumida) - Uso habitual - Euforia, desinibição,descoordenação motora, redução da força muscular, menor capacidade de escuta e compreensão, aumento do tempo de resposta Sobredosagem(overdose) - Coma alcoólico A longo prazo - Afecta as relações pessoais e familiares, cirrose, danos cerebrais, depressão, psicose Adaptado do documento do Ministério da Educação: “Consumo de Substâncias Psicoactivas e Prevenção em Meio Escolar
" O Douro é seu... mantenha-o limpo!"
Quais são os sintomas típicos da diabetes? Nos adultos - A diabetes é, geralmente, do tipo 2 e manifesta-se através dos seguintes sintomas: Urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria); Sede constante e intensa (polidipsia); Fome constante e difícil de saciar (polifagia); Fadiga; Comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais; Visão turva. Nas crianças e jovens - A diabetes é quase sempre do tipo 1 e aparece de maneira súbita, sendo os sintomas muito nítidos. Entre eles encontram-se:
Urinar muito, podendo voltar a urinar na cama; Ter muita sede; Emagrecer rapidamente; Grande fadiga, associada a dores musculares intensas; Comer muito sem nada aproveitar; Dores de cabeça, náuseas e vómitos.
Quais são os deveres dos diabéticos? Para que a vida se prolongue e a diabetes não seja um impedimento ao usufruto de uma vida normal, o diabético deve: Predispor-se a aprender continuamente a controlar a sua diabetes; Tentar ser autónomo, praticando o seu próprio autocontrolo; Examinar regularmente os pés; Tentar seguir um estilo de vida saudável; Controlar o peso; Praticar actividade física regular; Evitar o tabaco; Contactar a equipa de saúde sempre que sinta necessidade e até que fique esclarecido sobre as questões que o preocupam; Controlar diariamente a sua diabetes, desempenhando um papel activo no seu tratamento; Fazer a sua autovigilância e adaptando o tratamento aos resultados – autocontrolo; Tomar correctamente a medicação; Contactar a equipa de saúde se verificar que está mal controlado ou se apresentar hipoglicemias graves, ou ainda se surgirem sintomas de infecção; Cumprir o plano de vigilância e terapêutica; Usar correctamente os materiais de controlo e tratamento; Utilizar correctamente o Guia do Diabético disponibilizado pelo seu médico assistente e ajudar os outros diabéticos a fazê-lo também.
Adapatado do Portal da Saúde - Ministério da Saúde
![]()
É à noite que é belo acreditar na Luz.
(Edmond Rostand)
08 de Março
Dia Internacional da Mulher
MULHERES
Elas sorriem quando querem gritar. Elas cantam quando querem chorar. Elas choram quando estão felizes. E riem quando estão nervosas. Elas brigam por aquilo que acreditam. Elas levantam-se para injustiça. Elas não levam "não" como resposta quando acreditam que existe melhor solução. Elas andam sem novos sapatos para suas crianças poder tê-los. Elas vão ao médico com uma amiga assustada. Elas amam incondicionalmente. Elas choram quando suas crianças adoecem e se alegram quando suas crianças ganham prémios. Elas ficam contentes quando ouvem sobre um aniversário ou um novo casamento. Pablo NerudaProjecto "ÁGORA" - 11.º A
Organização do Núcleo de Estágio de Educação Física
CUIDADO!
Adaptado de : Brasil Escola