


Comparece e apoia com Fair play
Agasalhe-se e mantenha a casa aquecida.
Corpo - Beber bebidas quentes e comer refeições quentes. O corpo deve manter-se activo, fazendo pequenos exercícios com os braços, pernas e dedos, para activar a circulação sanguínea. Evite actividades físicas e/ou desportivas muito intensas que obrigam o coração a um grande esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco.
Casa - Vedar bem as portas e janelas. Tentar manter
uma temperatura ambiente entre 20ºC e 21ºC, mas ter cuidado com a utilização de braseiras, lareiras e aquecedores como fonte de aquecimento. Áreas fechadas, com lareiras e braseiras, constituem risco acrescido de incêndios e intoxicações pelo monóxido de carbono.
São relativamente característicos, consistindo em febre, dores de cabeça, dores no corpo, mal-estar geral e tosse seca. A estes podem juntar-se arrepios e olhos lacrimejantes ou inflamados. A prevenção mais eficaz é feita através de uma vacina. Como o vírus da gripe “muda” todos os anos, a vacina é produzida em função da variedade do ano anterior. A vacinação é, assim, eficaz e segura, sendo recomendada para os grupos de risco, em especial dos idosos, dos portadores de doenças crónicas, bem como do pessoal assistencial (de hospitais ou centros de saúde).
1.
Nos locais onde estejam instalados órgãos de soberania, serviços e organismos da administração pública e pessoas colectivas públicas; 2. Nos locais de trabalho;Retirado de: Direcção-Geral da Saúde - Circular Informativa - Lei 37/2007, de 14 de Agosto.