segunda-feira, 29 de outubro de 2007
sábado, 27 de outubro de 2007
30 de Outubro - Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

O que é o Cancro da Mama -
O organismo humano é constituído por triliões de células que se reproduzem pelo processo de divisão celular. Em condições normais, este é um processo ordenado e controlado, responsável pela formação, crescimento e regeneração de tecidos saudáveis do corpo.
Algumas vezes, no entanto, as células perdem a capacidade de limitar e comandar o seu próprio crescimento passando, então, a dividir-se e multiplicar-se muito rapidamente e de maneira aleatória.
Como consequência dessa disfunção celular, isto é, desse processo de multiplicação e crescimento desordenado das células, ocorre um desequilíbrio na formação dos tecidos do corpo, no referido local, formando o que se conhece como tumor.
O cancro da mama, muitas vezes, apresenta-se como uma massa dura e irregular que, quando palpada, se diferencia do resto da mama, pela sua consistência.
Retirado do site da Liga Portuguesa Contra o Cancro

domingo, 21 de outubro de 2007


Entre outras vantagens, beber água ajuda a diminuir a sensação de fome, melhora a circulação sanguínea auxiliando portanto no tratamento de celulite e combatendo a flacidez. Os cabelos e a pele também agradecem quando o corpo é reabastecido com esse líquido cristalino e refrescante.
Mas atenção: Devemos ter o máximo de cuidado com a água que bebemos. Ela deve ser incolor, não apresentar cheiro e nem gosto.
Deve ser fervida ou filtrada e guardada em local próprio e longe de animais domésticos ou produtos químicos.
E mais! A água não tem calorias e faz muito bem à saúde!!!


“Pé-de-atleta”
As dermatofitoses, dermatomicoses ou "tinhas" são micoses superficiais provocadas por fungos do grupo dos dermatófitos, benignas mas incómodas e inestéticas, como o “Pé-de-atleta”, também conhecido por Tínea pedis.
O “Pé-de-atleta” ocorre principalmente em adolescentes e é uma pequena erupção avermelhada, causada por fungo, escamosa e fendida entre os dedos dos pés. Em geral, a erupção: - Causa coceira e ardor; - Ao ser coçada descama e sai um líquido; - Às vezes passa para a superfície da pele.
Que cuidados devem ser tomados?

Adaptado de: http://boasaude.uol.com. e da Wikipédia
sábado, 20 de outubro de 2007
terça-feira, 16 de outubro de 2007
segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Projecto "Educação para a Saúde"
- Acção de Formação/Informação -
“ Despistagem visual “
Esta acção de “ Despistagem visual “ é gratuita, destina-se a todos os alunos dos 8.º ano e 9.º anos, será realizada durante uma aula de dois tempos. Durante os dez minutos iniciais os técnicos informarão os alunos sobre temas relacionados com a visão, seguidamente irão quatro alunos fazer um teste de “ Despistagem visual “ ao Gabinete de Educação Física que se situa na ala dos ginásios e junto à sala G05. 

“ Assim o rastreio visual será efectuado com o auxílio de um equipamento que não representa qualquer perigo, pois foi desenvolvido para esta finalidade e está devidamente certificado. Para a sua execução não é utilizado qualquer fármaco, nem sequer existe o contacto com o globo ocular, sendo somente utilizada a projecção de slides com testes que permitem obter despistagens sobre vários problemas visuais ”. Estas foram as palavras escritas que a Óptica Parente mencionou no ofício dirigido à Escola.
A acção decorrerá das 08:30 h às 11:45 h e a partir do dia 15 de Outubro até ao dia 23 do mesmo mês.
HORÁRIO
2ª – 15 de Outubro - 8:30-8º B - 10:15-8ºA
3ª - 16 de Outubro - 8:30-9ºA - 10:15–8º C
4ª - 17 de Outubro - 8:30-8ºE - 10:15-9ºB
5ª - 18 de Outubro - 8:30-9ºC - 10:15-9ºF
6ª - 19 de Outubro - 8:30-9ºD - 10:15-9ºG
2ª - 22 de Outubro - 8:30-9ºE
3ª - 23 de Outubro - 10:15-8ºD
domingo, 14 de outubro de 2007
sábado, 13 de outubro de 2007

Na Educação Física fala – se muito em saúde e qualidade de vida. Um factor muito importante da aula é a higiene. Qual é afinal a relação existente entre a Educação Física e a higiene? O que é que há em comum entre realizar exercício físico e o tomar banho ou duche? Para achar uma resposta a esta questão temos que ter em mente uma coisa: a higiene é muito mais do que escovar os dentes e tomar banho ou duche. A higiene, é na verdade algo que tem a finalidade de proteger e melhorar a saúde. A higiene também é um meio que deve ser utilizado para proporcionar a protecção e a melhoria da qualidade de vida e saúde dos alunos.

A pele tem milhões de glândulas que produzem suor. O banho ou duche permite uma descarga de toxinas no sangue, realizando assim uma “higiene interna”. A falta de um banho ou duche provoca a acumulação de substâncias nocivas, que se somam às poeiras, terra, areia, etc.. A consequência é o o risco de aparecimento de doenças, além do odor (mau cheiro) desagradável. O banho ou duche exclusivamente frio ou gelado é excitante muscular e portanto inconveniente. Deve tomar-se sempre um banho ou duche morno após a aula de Educação Física.
terça-feira, 9 de outubro de 2007
NÃO À PENA DE MORTE
10 de Outubro Dia Mundial Contra a Pena de Morte
"A pena de morte é a negação dos Direitos Humanos na sua forma mais irreversível. É normalmente aplicada de uma forma discriminatória, no surgimento de julgamentos injustos ou é aplicada por motivos políticos. Pode ser um erro irreversível quando há uma falha na justiça." Irene khan, Secretária Geral da Amnistia Internacional.
Ninguém tem o direito de tirar a vida a outrém.Ao matar o criminoso tornarmo-nos-iamos nós também criminosos, vítimas de um ciclo vicioso impossível de romper. A pena de morte pressupõe a existência de um juíz absoluto que nunca se engana; é um juízo definitivo que não considera a possibilidade de regeneração; exerce-se sobre criminosos que são, eles próprios, muitas vezes vítimas da sociedade.
Em 2005, pelo menos 2148 pessoas foram executadas e 22 países. Destas execuções, 94% ocorreram na China, Irão, Arábia Saudita e Estados Unidos.
Amnistia Internacional.


segunda-feira, 8 de outubro de 2007


Miguel Gouveia - 10.º F
Adaptado da Agenda Europa 07/08
sábado, 6 de outubro de 2007
O pequeno almoço
O pequeno almoço é uma refeição muito importante e há quem lhe chame o “primeiro almoço”, porque nos prepara para o novo dia. Entre a última refeição da véspera e o acordar passam-se muitas horas sem comer e o nosso organismo necessita de nutrientes e energia que só obtém com uma boa refeição. Quando o jejum se prolonga pela manhã o nosso organismo tem de ir buscar energia às sua proteínas estruturais do nosso corpo.
Um exemplo de um bom pequeno almoço, ou melhor, "primeiro almoço", pode ser encontrado combinando alimentos de cada um dos três grupos:
1. pão ou flocos de cereais
2. leite ou queijo ou iogurte
3. fruta fresca ou sumo natural

Consequências para a saúde por não tomarmos um pequeno almoço suficiente: • A falta de “ energia” que poderá provocar cansaço, sensação de cabeça "oca", visão turva, perda de força muscular, dores de cabeça, irritabilidade, enjoos e vómitos; • A diminuição da capacidade intelectual, o rendimento na escola e no trabalho são mais reduzidos; • Os acidentes rodoviários e durante o trabalho têm tendência a aumentar; • Um aumento brutal de apetite para a refeição a seguir o que poderá levar a comer em excesso.
Tome sempre o pequeno almoço
antes de ir para a escola.
PROJECTOS NA ESCOLA
Ano lectivo de 2007/08
Professores dinamizadores:
- Educação para a Saúde - Alfredo Ferreira
- TIC na Escola - Manuel Augusto Silva
- Ambiente - Isabel Saavedra
- Biblioteca/Expressões culturais e artísticas - Maria do Carmo Silva
- Projecto dos Portáteis - João Paulo Fonseca
- Projecto do Desporto Escolar - António José Silva
terça-feira, 2 de outubro de 2007
São importantes alguns cuidados, quanto à apresentação e ao conteúdo dos trabalhos. Algumas sugestões:
Planeie o trabalho que pode obedecer à seguinte estrutura:
Introdução: apresentação da(s) ideia(s) a desenvolver.
Desenvolvimento: tópicos que fundamentam a ideia apresentada.
Conclusão: resumo e apreciação crítica, quando necessário.
Estruture o trabalho:
Capa (nome da escola, disciplina, título do trabalho, nome do autor, ano, número, turma e data).
Índice (indicação das partes que constituem o trabalho e respectivas páginas).
Introdução (indicação do tema do trabalho, justificação da opção feita e breve apresentação dos tópicos a abordar).
Desenvolvimento (tratamento do tema e fundamentação de opiniões).
Conclusão (resumo das ideias apresentadas ao longo do trabalho).
Bibliografia (indicação das obras consultadas).
Retirado e adapatado da página Web do ISLA de Lisboa.
Subscrever:
Mensagens (Atom)