quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Como nos podemos proteger do frio?
Em casa: * Vedar bem portas e janelas, fazendo um bom isolamento da habitação; * Tomar bebidas e refeições quentes; * Manter uma temperatura ambiente entre 20.ºC e 21.ºC; * Fazer pequenos exercícios com os braços, pernas e dedos, para activar a circulação sanguínea; * Evitar actividades físicas muito intensas, pois estas obrigam o coração a um maior esforço e podem causar problemas; * Ter cuidado com as lareiras. Em lugares fechados sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal.
Fora de casa: * Usar várias peças de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso; * Evitar roupas muito justas ou que façam transpirar; * Manter as roupas secas, mudando, se necessário, as meias molhadas ou outras peças que possam contribuir para a perda de calor; * Cobrir a cabeça, utilizando chapéu ou gorro, proteger as mãos, com luvas, e utilizar calçado adequado, para evitar perdas de calor; * Proteger o rosto, evitando a entrada de ar extremamente frio nos pulmões. * Apresentados os principais cuidados a ter em Invernos bastante rigorosos, fica a lembrança de que, em caso de mal-estar, deverá solicitar de imediato auxílio médico.
Adaptado de :http://saude.sapo.pt/

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
A emergência de novos tipos de violência doméstica, o seu enquadramento legal e as respostas sociais existentes no concelho de Lamego e no distrito de Viseu para combater os malefícios deste fenómeno vão estar no centro do debate das jornadas de prevenção dedicadas a esta problemática que decorrerão no Teatro Ribeiro Conceição/ Teatro Municipal de Lamego, a 26 de Novembro próximo. Ao longo do dia, um vasto painel de oradores, oriundos de diversas áreas profissionais, vão debruçar-se sobre o fenómeno da violência doméstica que constitui uma violação dos direitos humanos e das liberdades fundamentais e uma ofensa à dignidade humana, limitando o reconhecimento e exercício de tais direitos e liberdades. Os principais destinatários deste encontro são técnicos de intervenção social e de saúde, profissionais de educação, agentes das forças de segurança pública, entidades públicas e privadas, para além da comunidade em geral. De acordo com as estatísticas disponíveis, a violência doméstica ocorre em todos os sectores da sociedade, sem distinção de classe social, grupo racial, nível económico, educacional ou religião. Organizada pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Lamego, em parceria com a Câmara Municipal e a Lamego Convida, o 2º Ciclo de Jornadas de Prevenção “Violência Doméstica – Fenómeno Social” pretende encontrar respostas rápidas e adequadas às solicitações inerentes às problemáticas da violência doméstica.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Como se transmite o "pé de atleta?"
O problema da possível contaminação ambiental por fungos causadores de "pé de atleta" em ginásios, piscinas, instalações de apoio dos veraneantes e praias tem sido estudado em Portugal, à semelhança do que sucede em outros países. No entanto, importa salientar que o número de géneros e espécies de fungos existentes no ambiente é normalmente muito elevado, mas que apenas alguns originam "pé de atleta" e outras micoses. A contaminação de ginásios e de balneários constitui fonte importante de contágio do "pé de atleta" e de outras dermatofitias, a exigir cuidados sanitários adequados.
Noções importantes para evitar o contágio:
1. "Pé de atleta" constitui uma doença de pele causada por fungos;
2. A designação "pé de atleta" não significa que outras pessoas, para além dos desportistas, não possam sofrer da doença;
3. Se sofre de comichão e inflamação entre os dedos dos pés, é possível que sofra da doença. Deve ser observado pelo dermatologista;
4. Se sofre de alteração das unhas dos pés, ela pode ter a mesma origem do "pé de atleta", isto é, ser igualmente causado por fungos dermatófitos. Contudo, há outras doenças semelhantes. Deve ser observado pelo dermatologista;
5. Nos balneários, piscinas, ginásios, saunas, instalações de "healthclub" e outras instalações públicas do mesmo tipo, não ande descalço - use sempre os seus próprios chinelos;
6. Não use medicamentos com objectivo de evitar ou de tratar o "pé de atleta". Se suspeita de que sofre da doença consulte o dermatologista e nunca efectue tratamentos que não sejam por ele indicados.
Adaptado de vários documentos.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O que é o Pé de Atleta ?
1. A designação "pé de atleta" é vulgarmente entendida como a infecção dos pés por fungos denominados "dermatófitos". Também se denomina correntemente como micose dos pés, uma vez que qualquer infecção por fungos é uma micose. Esta palavra tem origem grega (mikos) e significa precisamente fungo.A infecção localiza-se sobretudo nas pregas interdigitais dos pés, sobretudo na que une o 4º e 5º dedos. Causa prurido, descamação, maceração e fissuras. Pode estender-se às outras pregas interdigitais, ao sulco comum dos dedos e à superfície plantar dos pés. Atinge também as unhas. Pode disseminar-se para outras áreas da pele, especialmente para as virilhas.

2. O doente com pé de atleta pode contagiar outras pessoas? Pode, a doença é contagiosa. A transmissão efectua-se pelos esporos do fungo - especialmente em locais fechados e pouco arejados. Pensa-se que a humidade possa também constituir factor favorável à disseminação. Contudo, os fungos que originam o pé de atleta não revelam grande virulência. Pensa-se ser mais importante certa susceptibilidade individual, que facilita a infecção, mas cuja natureza é ainda desconhecida.

3. O que são fungos dermatófitos? São fungos que se desenvolvem efectivamente na pele humana e de animais, por meio de estruturas filamentosas ramificadas e septadas denominadas "hifas". O conjunto das hifas constitui o chamado "micélio", o qual se nutre de uma proteína existente na superfície da pele denominada ceratina. Por esta razão são também denominados fungos ceratinofílicos.
Adaptado de vários documentos sobre lesões desportivas

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

INSPECÇÃO AOS ESPAÇOS
E EQUIPAMENTOS DESPORTIVOS DA ESCOLA
Os equipamentos desportivos da Escola S/3 de Latino Coelho – Lamego, são anualmente inspeccionados e são um bom exemplo de uma instituição com plenas condições de segurança.

Os equipamentos desportivos não podem ser susceptíveis de pôr em perigo a saúde e segurança do utilizador ou de terceiros, devendo, quando colocados no mercado e durante todo o período da sua utilização normal e previsível, obedecer aos requisitos de segurança. Depois de vários acidentes pelo país, resultantes da queda de balizas e de um forte apelo à segurança de recintos desportivos por parte da sociedade civil, de forma a alterar aquele cenário, propuseram-se uma série de medidas que vieram a ser consubstanciadas com a publicação do Decreto-Lei n.º 100/2003, de 23 de Maio. A entidade responsável deve garantir que os equipamentos desportivos sejam inspeccionados periodicamente. Todos os equipamentos desportivos devem ser objecto, por parte da entidade responsável pelos equipamentos desportivos, de verificação de estabilidade e solidez. Há regras de utilização, manutenção e conservação para os mesmos. São ainda estabelecidas obrigações de informação para os seus utilizadores.

DIA NACIONAL DO NÃO FUMADOR
17 de Novembro

NÓS NÃO FUMAMOS!

A Linha SOS – Deixar de Fumar foi criada em 2002. A sua missão principal é a de informar o público em geral sobre o tabagismo e os seus malefícios e aconselhar e apoiar os fumadores que querem deixar de fumar. É composta por uma equipa de técnicos de saúde devidamente formados. É a única linha com este serviço em Portugal e está integrada na rede europeia das Quitlines.

Tipo de Apoio: Apoio e aconselhamento telefónico Telefone de Emergência 808 20 88 88 Horário Dias úteis - das 13 às 21 horas

GABINETE DE EDUCAÇÃO SEXUAL

domingo, 16 de novembro de 2008

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Escola Secundária / 3 de Latino Coelho
Lamego
128.º Aniversário
P r o g r a m a
10h00 - 13h00 - Actividades Desportivas 12h00 - 13h30 e 14h00 - 17h15 - Percursos de Descoberta 12h00 - 14h00 - Almoço no Refeitório da Escola 14h00 - 14h30 - Exposição “Baú de Recordações” 15h00 - 16h30 - Cerimónia para entrega dos prémios: “Mérito na Escola” e “Dr. Cassiano Neves” 16h30 - 17h00 - Magusto 17h30 - Encerramento
DIA MUNDIAL DA DIABETES
14 DE NOVEMBRO
“Diabetes mata uma pessoa em cada dez segundos”
Apesar se ser a quarta causa de morte no mundo, as pessoas têm mais receio de morrer num acidente de aviação do que de diabetes. De cinco em cinco segundos surge um novo caso de diabetes, o que se traduz em um milhão ao fim do ano. Contudo, a cada dez segundos, vitima uma pessoa. Ainda assim, estes dados parecem não ser suficientes para que a diabetes conste na lista dos maiores receios junto da população. De acordo com um estudo recente, levado a cabo pela Associação Americana de Diabetes, regra geral, as pessoas demonstram mais receio de morrerem num desastre de avião, de um ataque de tubarão, ou de uma cobra, do que vir a sofrer de diabetes. Tal, justificam os investigadores, deve-se ao facto de serem acontecimentos imprevisíveis e terem efeitos imediatos, ao contrário da diabetes, cujos riscos só são visíveis a longo prazo e não se devem directamente à doença, mas “sobretudo, às complicações a nível cardiovascular que a doença provoca”, refere Edward Limbert, endocrinologista. Infelizmente, “a diabetes não é levada a sério, como é um problema crónico e sinuoso, as pessoas pensam que têm tempo de alterar o curso das coisas.” No entanto, o pior é “que normalmente, já não vão a tempo. Ninguém se previne, ninguém muda de estilo de vida ou alimentação ” e o cenário é preocupante e está à vista pois “há cada vez mais crianças e adolescentes com diabetes tipo II (forma mais grave da doença), muito devido ao aumento de peso generalizado”.
SINAIS DE ALERTA
· Muita sede; · Família com diabetes; · Fome incessante; · Perda de peso; · Cansaço e desânimo; · Obesidade; · Visão débil; · Difícil cicatrização e infecção na pele; · Vontade incessante de urinar e em grande quantidade; · Impotência sexual; · Tensão arterial elevada.
Miguel Gouveia, nº17 – 11ºF

terça-feira, 11 de novembro de 2008

domingo, 9 de novembro de 2008

Especialistas alertam pais e escolas
Crianças devem ser educadas para uma alimentação saudável.
Os hábitos alimentares saudáveis devem ser incutidos nas crianças o mais cedo possível, tarefa que passa acima de tudo pelos pais, embora a escola também tenha um papel importante, defendem especialistas. Lusa "É necessário educar o mais precocemente possível, desde que a criança está in útero", disse à Lusa a nutricionista, dedicada à nutrição infantil, Ana Rito. De acordo com a especialista, os pais devem "manter os hábitos saudáveis que a criança faz no primeiro ano" como dar-lhe o leite a horas certas, por exemplo. "A partir dos dois anos há uma negligência em relação a alguns aspectos e estas pequenas alterações tornam-se um problema", referiu. Ana Rito defende que "a escola é um meio importante de educação alimentar", mas que os pais "não podem delegar toda a responsabilidade nos professores e educadores". Também o director da escola superior de educação João de Deus defende que "tem de haver regras". "Famílias excessivamente permissivas causam malefícios às crianças que se notam aos 14/16 anos, altura em que já não dá para voltar atrás", disse António Ponces de Carvalho. Nos jardins-escola João de Deus, a alimentação é variada e quando as crianças não apreciam determinado alimento tenta sempre contornar-se a situação. "No caso do peixe cozido, por exemplo, esmigalhamos as batatas e o peixe, misturamos e colocamos um pouco de azeite ou molho de manteiga. Alteramos a forma e misturamos os sabores, porque há texturas que provocam desconforto e sabores que não são apetecíveis", explicou Ponces de Carvalho. No caso de haver "repulsa", o director defende que se "force um pedacinho, porque as crianças não podem comer apenas o que querem". O complemento é ensinado nas aulas com ajuda da roda ou da pirâmide dos alimentos. Assim as crianças aprendem o que faz bem e o que deve ser evitado, "mas pode ser comido de vez em quando". "Se alguém ensinar, temos a certeza que a criança aprende. Através do estudo conseguimos concluir que aos quatro anos, os miúdos já têm noção do que devem comer", disse em Junho à Lusa a professora Rosário Dias, aquando da apresentação do estudo de comportamento alimentar "Mais olhos que barriga", que na fase 1 teve como "objecto de estudo" 373 crianças de 4, 5 e 6 anos. Para a professora e uma das autoras do estudo, "os pais devem ser os primeiros a aprender para depois ensinarem os filhos". As horas das refeições servem também para os mais pequenos aprenderem hábitos de higiene, a comer de garfo e faca, a beber de copos de vidro e a saber estar à mesa.
SIC Online

VOLEIBOL

INICIADAS E INICIADOS

BELAS VITÓRIAS!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Vacinação de adolescentes para
prevenir cancro do útero.
As adolescentes portuguesas começaram a ser vacinadas contra o vírus do Papiloma Humano, um dos principais responsáveis pelo cancro do colo do útero. As raparigas que nasceram em 1995 podem iniciar plano de vacinação contra cancro do cólo do útero As adolescentes que já tomaram a primeira vacina, podem avançar para as outras. Nesta fase a vacina destina-se apenas às 55 mil jovens com 13 anos e o objectivo é que metade tome a primeira dose até Dezembro. Francisco George garante que está tudo pronto e que as interessadas podem começar já esta segunda-feira o plano de imunização. «Se tiverem nascido ao longo de 1995 podem procurar os serviços de vacinação no respectivo centro de saúde da área de residência com o fim de iniciarem uma série de três doses de vacina», explica. O director-geral de Saúde sabe que muitas jovens pagaram a primeira dose da vacina, mas agora que a distribuição gratuita começou não há motivo para comprarem as restantes. Francisco George adianta ainda que as vacinas não vão faltar, mesmo que a procura seja grande.
Notícia adaptada -TSF

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

terça-feira, 4 de novembro de 2008

As palavras terminadas com o sufixo “ite” indicam um processo inflamatório. Tendinite, pois, é a inflamação que acontece nos tendões (ligam os músculos aos ossos).
Essa inflamação pode ter duas causas, que são: 1. Mecânica – esforços prolongados e repetitivos, além de sobrecarga. 2. Química – A desidratação, quando os músculos e tendões não estão suficientemente drenados, a alimentação incorrecta e toxinas no organismo podem conduzir a uma tendinite. A tendinite revela-se inicialmente com dores e muitas vezes com a incapacidade da pessoa em realizar certos movimentos.Para além de alguns desportos, ultimamente, a área de informática tem mostrado esse problema, com o esforço repetido dos dedos no teclado. Sem contar os pianistas, que por estudo sistemático de suas partituras musicais podem ser acometidos de tendinite.
As formas de tratamento: Em primeiro lugar é preciso repouso. Depende do grau da lesão. As formas de tratamento vão desde a indicação de anti-inflamatórios até a imobilização do membro afectado. Após algum tempo, a pessoa é aconselhada a fazer fisioterapia, para acelerar o processo de cura. Uma das técnicas indicadas para a tendinite é a crioterapia, aplicação de gelo. Massagens também são indicadas como auxiliares no tratamento.A aplicação local de corticóides é apenas indicada dos casos mais graves.
Adaptado do sítio: "Boa Saúde"