terça-feira, 30 de setembro de 2008

1 de Outubro
DIA INTERNACIONAL DO IDOSO
I -
Hoje é o dia do idoso. Não posso deixar passar sem pedir a todos os jovens para os seus velhinhos respeitarem.
II - Mesmo por força maior que tenham de ir para o lar, pelo menos uma vez por semana peço-vos que os vás visitar.
III - Este pedido que vos faço e me deveis obedecer, lembrai-vos que hoje sois jovens amanhã, idosos ides ser.
IV - Mesmo que sejas emigrante e longe dos vossos pais, com um pequeno telefonema os vossos velhinhos alegrais.
V - Eu seria muito feliz e teria gosto de viver se ainda tivesse os meus pais para companhia me fazerem.
Jaime Afonso – Alturas do Barroso - Portugal
BEBE ANTES UM SUMO DE FRUTA!
É muito importante englobar regularmente a fruta na nossa alimentação do dia a dia.
Benefícios: os sumos de fruta são ricos em água e em nutrientes - vitaminas, sais minerais e são muito importantes para quem quer seguir uma alimentação equilibrada e saudável. Ajudam a ter o corpo hidratado, a transpiração excessiva leva a perda de muitos líquidos e minerais que podem ser rapidamente repostos com a ingestão de sumos de fruta ou néctares.
Importância das cores:
Frutos vermelhos, amarelos ou cor de laranja são ricos em carotenóides com efeito protector. Melhora a resposta imunitária, revelando ainda ter propriedades antioxidantes e anti-cancerígenas;
Frutos de cor amarela escura e laranja (alperce, manga ou pêssego) devem a sua cor ao chamado betacaroteno, que é forma vegetal da vitamina A. Também são ricos em vitamina C, fibras solúveis e insolúveis e potássio. Ajudam a proteger o organismo das infecções respiratórias.
Frutos/vegetais vermelhos (tomate, melancia ou goiabada) são ricos em licopeno, um carotenóide que protege o organismo da acção dos radicais livres.
Adaptado da revista Menshealth

sábado, 27 de setembro de 2008

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO
28 de Setembro
"Um coração saudável é um factor vital para viver a vida em pleno, independentemente da idade e do sexo. Controlar os principais factores de risco cardiovascular, através de uma dieta saudável, praticar exercício físico e não fumar, poderá prevenir os ataques cardíacos e o AVC e ajudar o coração a envelhecer mais lentamente. É por isso que o Dia Mundial do Coração, este ano sob o lema “Um coração para toda a vida”, vai incentivar as pessoas em todo o mundo a adoptarem um estilo de vida saudável e a manterem um coração jovem para toda a vida."
Adaptado do Sapo Saúde

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

FERIDAS
Como actuar: Lavar as mãos e calçar luvas descartáveis; Limpar a pele à volta da ferida com água e sabão; Lavar com soro fisiológico do centro para os bordos da ferida, utilizando uma compressa; Proteger a ferida com compressa esterilizada; Secar a ferida com uma compressa em pequenos toques para não destruir qualquer coágulo de sangue; Desinfectar com Betadine solução dérmica.

O que não deve fazer? Tocar nas feridas sangrantes sem luvas; Utilizar material em mais do que uma pessoa; Soprar ou tossir em cima da ferida; Utilizar mercuriocromo ou eosina; Tentar tratar feridas extensas e profundas;

terça-feira, 23 de setembro de 2008

ESCOLHE UM DESPORTO!
Manter no nosso dia a dia um estilo de vida saudável, nomeadamente através da prática da actividade física e exercício físico regular, muitas vezes, não ocupa grande tempo em relação às nossas ocupações e condicionantes do dia-a-dia, como por exemplo estudar. É muito importante tomares consciência das vantagens da prática regular de desporto. Na Escola tens, para além da Educação Física, o desporto escolar e por vezes o federado, como por exemplo o Voleibol, que te podem ajudar no equilíbrio biopsicossocial. O desporto é bom para o equilíbrio psíquico: liberta a agressividade, reduz o stress e a ansiedade, aumenta a oxigenação do organismo e pode mesmo resultar numa sensação de bem – estar. No plano físico, o desporto favorece a circulação sanguínea, melhora a capacidade cardiorespiratória e modela o corpo, desenvolvendo a massa muscular. A dedicação a uma actividade desportiva regular implica uma certa perseverança. Para garantir que não baixes os braços após um mês de esforço, o melhor é escolheres uma actividade desportiva que te agrade. O prazer proporcionado tornará o esforço mais fácil. A prática de um desporto constitui um trunfo importante para chegares à velhice com saúde.
Com o começo das aulas deves:
» Estudar todos os dias; » Preparar a mochila de véspera; »Tomar o pequeno-almoço antes de sair para a escola; » Tirar apontamentos enquanto o professor dá a matéria (ajuda a estar concentrado); » Fazer resumos e sublinhar o que é mais importante; » Não memorizar o que não se entende; » Tirar as dúvidas com o professor; » Não basta ouvir para aprender, deves relacionar com o que já sabes; » Dormir pelo menos nove horas por noite é fundamental para o sucesso escolar.

sábado, 20 de setembro de 2008

UVAS
Esta é a época das vindimas. Vivemos na região do Douro vinhateiro. Vamos comer umas uvas!
Uva – rica em niacina (que é uma vitamina do complexo B), minerais, potássio e vitamina C. Portanto ajuda no bom funcionamento do organismo mantendo a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo. É rica em flavonóides (são antioxidantes), que retardam o envelhecimento da pele e ajuda a combater o colesterol, além de ser energética. Lembre-se: “Alimentação saudável .... mente sã em corpo são!”

Bons alunos tiram...
Bons apontamentos É fundamental tirar apontamentos a partir das explicações do professor. Provérbio chinês: "a tinta mais pálida é melhor que a memória mais fiel." O interesse dos apontamentos reside na possibilidade de revermos e reconstruirmos mais tarde o estudo que foi feito na aula. Porém, tirar bons apontamentos não significa registar sistematicamente tudo o que é dito ou mostrado pelo professor. Pelo contrário, um primeiro passo para o sucesso é registar apenas aquilo que o nosso espírito crítico classifica como essencial para ser revisto mais tarde. Os apontamentos não devem resumir-se a texto. Por vezes um esquema imaginado no momento por nós é mais expressivo que trinta palavras. Adaptado do sítio da E.S. de Tondela.
Saberão todos os alunos estudar?

Muitos alunos, apesar do seu esforço, não conseguem obter o sucesso escolar que estaria ao seu alcance, pois trabalham com métodos inadequados. Eis alguns dados sobre esta questão, de forma simples e despretensiosa.
Atitude face às aulas O insucesso escolar está intimamente ligado à forma como o aluno permanece na aula, isto é, a sua atitude em termos de expectativa individual e a forma como reage aos acontecimentos. Devemos ter em atenção os seguintes aspectos essenciais:
Pensamento positivo Temos que acreditar que o estudo dos conteúdos das diversas disciplinas contribui para o desenvolvimento das nossas capacidades em geral. Temos de ter autoconfiança, pois um desempenho médio está ao alcance de qualquer aluno.
Espírito de sacrifício
A nossa falta de atenção devido a sucessivos acontecimentos perturbadores diminui bastante a eficácia do nosso trabalho. Devemos evitar brincar nas aulas e conversar. Devemos estar concentrados nos assuntos que estão a ser tratados nas aulas.
Espírito crítico
Não basta olhar para ver e não basta ouvir para escutar. A compreensão dos assuntos implica uma permanente atitude crítica sobre aquilo que se ouve ou vê. Esta atitude crítica exerce-se relacionando aquilo que está a ser estudado com aquilo que já conhecemos e com as opiniões que temos sobre o assunto. Usamos este espírito crítico para descobrir aquilo que é (ou parece ser) o essencial dos assuntos estudados, as ideias principais, o "sumo da questão". Uma boa forma de espevitar o espírito crítico é, de vez em quando, estudar um assunto antes de ele ser abordado pelo professor na aula.
Adaptado do sítio da E. S. de Tondela .

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

BANHO APÓS AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
O banho representa muito mais do que um simples hábito de limpeza. O banho diário pode ser, na verdade, uma das melhores maneiras de promover a saúde. Hoje em dia há falta de consciência e uso indiscriminado de produtos químicos que podem transformar esse hábito saudável num constante prejuízo para a nossa própria saúde, muitas vezes apenas perfumam a pele. Cuidado também com a qualidade dos champôs! O uso constante de sabonetes e outros produtos deve ser restrito, devido a sua acção detergente retiram da pele uma oleosidade invisível, rica em vitaminas importantes, tal como a vitamina D. O banho muito quente não é recomendável, o calor da água, muito quente, dilata os poros e infiltra calor externo na pele. Também, pode provocar desequilíbrios térmicos ou a perda da resistência imunológica (provocando gripes e tosses), se após o banho muito quente, se se expuser ao vento, à chuva, ao ar condicionado, etc.. O banho ideal é o morno e o frio. Desta maneira, activa-se a circulação da pele e provoca-se uma vasodilatação periférica, o que permite uma descarga de toxinas no sangue, realizando assim uma “higiene interna”. O banho, após as aulas de Educação Física, é relaxante e liberta toxinas. Use sempre chinelos para evitar as infecções nos pés. Cuidado com o “Pé-de-atleta”!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

DICAS ALIMENTARES PARA TI
** Come 7 vezes ao dia;
** Come devagar e com prazer;
** Bebe muitos líquidos, água;
** Quanto mais peixe melhor;
** Caminha a pé sempre que possas;
** Evita estar muito tempo sem comer;
** Come em intervalos regulares, 3 em 3 horas;
** Feijão e batata não engordam;
** Come de tudo e em pequenas quantidades;
** Mais vale pouco de cada vez do que muito de uma vez.
Nature Space - Clínica Medicina Natural

domingo, 14 de setembro de 2008

Escolas da Ilha da Madeira proibidas
de vender bolos com creme e refrigerantes.
O Público Online de hoje e outros jornais nacionais referem que na Madeira será proibida a venda de bolos com creme e refrigerantes com gás . Os alunos que frequentam as escolas madeirenses não podem consumir nas escolas bolos de aniversário com creme, uma das regras impostas pela Secretaria Regional da Educação (SRE) para fomentar hábitos alimentares saudáveis junto dos mais jovens. Para além dos bolos com creme, as escolas deixarão de vender chocolates com creme, sumos com gás e batatas fritas. É permitido o consumo de água, as crianças não podem levar, "cesta" com alimentos, melhor dizendo, "comida de casa", as ementas escolares não podem incluir fritos e nos dias festivos os bolos e sumos devem ser com frutas ou vegetais. Justifica-se esta atitude da Secretaria Regional, pelo facto de uma em cada quatro crianças portuguesas sofrer de obesidade. Todos conhecemos a relação que existe entre a obesidade, diabetes e doenças coronárias.

sábado, 13 de setembro de 2008

ATENÇÃO!
Principais causas de acidentes:
- Conduzir sob efeito de álcool e substâncias psicoativas;
- Conduzir em alta velocidade;
- Inexperiência e falta de conhecimento;
-
Falta de atenção e observação;
-
Más condições das vias de tráfego;
- Condições precárias dos veículos.
Para ser um bom condutor:
-
Conheça e cumpra o código da estrada;
- Use sempre o cinto de segurança no banco da frente ou no de trás;
- Conheça detalhadamente o veículo que irá conduzir;
- Tenha atenção permanente;
- Saiba prever o perigo;
- Decida o que fazer;
- Tome as decisões correctas com rapidez;
- Não dê importância a desafios e provocações;
- Não conduza cansado, sob efeito de álcool e drogas;
-
Veja e seja visto;
- Não abuse de autoconfiança para não colocar a sua vida e a dos outros em risco;
- Pratique uma condução preventiva.
Adaptado de : http://www.sescrio.org.br/main.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

LEIA, NÃO PERDE TEMPO!
No nosso dia a dia temos de ter cuidado para nunca perder a nossa saúde. Para nos mantermos saudáveis é importante adoptarmos estilos de vida e hábitos saudáveis como medidas preventivas.
- Praticar exercícios físicos regularmente faz com que nos sintamos melhor. A máxima latina "Mens sana in corpore sano", ou melhor "Mente sã em corpo são", ainda hoje tem muito valor;
- No dia a dia é mais saudável , optarmos por legumes, frutas, verduras e sumos de fruta naturais;
- A higiene diária é fundamental, por isso não sejamos "espartanos";
-
Beber litro e meio de água ao longo do dia faz muito bem aos rins, aos intestinos e hidrata o corpo;
- Tanto quanto possível deve evitar o álcool, o tabaco e outros "males maiores";
- Se é mamã, alimente com leite materno o seu bebé, pelo menos durante meio ano;
-
As mulheres devem fazer a apalpação mamária e o exame ao colo do útero, além de exames ao sangue e urina, pelo menos uma vez por ano;
-
Se é homem, tem mais de 45 anos, faça um exame à próstata, visite também regularmente o seu médico e faça os diversos tipos de análise ao sangue e urina.
Boa tarde e muita saúde!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

OS MEUS RINS ESTARÃO
A FUNCIONAR NORMALMENTE?
Método - Observe a cor da urina

O que fazer - Apesar de continuar a pensar que a urina é completamente transparente, dizemos-lhe que o ideal é que tenha uma cor dourada
NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR

Adaptado da revista MensHealth do mês de Março de 2008

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

PODER DOS CITRINOS
É incrível o "poder" saudável e sboroso dos citrinos e a sua produção é sinal disso mesmo. Todos os anos são comercializados cerca de 73 milhões de toneladas. O seu sabor e as múltiplas aplicações culinárias são os grandes culpados de semelhante entusiasmo. Sem esquecer que os citrinos contêm uma série de nutrientes de primeira qualidade: açucares, aminoácidos, sais minerais... e claro está, a vitamina C. A sua presença no nosso organismo torna-se vital para um saudável crescimento, uma que que cientistas europeus, descobriram recentemente que a vitamina C pode reduzir em 42 % o risco de sofrer de apoplexia. Ainda para mais, esta vitamina é ideal para prevenir constipações, herpes, asma e até a hipertensão. Por isso já sabe, consuma fruta e sumos, especialmente laranja.
Adaptado de um artigo da revista MensHealth

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

CUIDE DA SUA SAÚDE!

* Todos os óleos e gorduras proporcionam 9 kcal/g, pelo que se deve moderar o seu consumo se está a tentar perder peso.

* A água não engorda (pois não aporta calorias) e ajuda nos regimes hipocalóricos. Deixar de beber água pode conduzir a uma desidratação, e não a um emagrecimento.

* Devemos ser moderados no consumo de sal.

* Cuide da sua alimentação. Não faça do vinho, do sumo nem dos refrigerantes um hábito porque, dada a sua composição, todas essas bebidas podem causar azia e a azia pode causar ataque do coração, segundo um estudo do International Journal of Cardiology.
Adaptado de um artigo da revista do mês de Setembro, MensHealth

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

REGRESSO ÁS AULAS
SAPATILHAS À MEDIDA
Língua: Tem de ser firme e, simultaneamente, maleável e confortável para não apertar o peito do pé. Deve ser ajustada. Ponta: Compre umas sapatilhas um número (ou pelo menos meio) acima do que normalmente calça. O pé fica mais liberto e terá mais flexibilidade frontal. Sola interior ou palmilha: garante um bom apoio e amortecimento ao pé. Sola exterior: Há várias formas de acordo com a modalidade desportiva que se pretende praticar. Pronação: Se o seu calcanhar costuma gastar-se na parte lateral interior é pronador e precisa de uma sapatilhas com muita estabilidade. Pelo contrário, se a sua passada se inclinar para o exterior é supinador. Deve escolher calçado leve. Calcanhar: Ajusta o calcanhar de modo a minimizar o movimento do pé dentro das sapatilhas. Base do calcanhar: se for pronador deve escolher bases mais rijas e altas; se tiver uma pisada mais neutra, escolha uma base mais flexível ou com mais curva.
Sola intermédia: É aqui que estão os principais avanços tecnológicos nesta área, nomeadamente a nível de sistemas de amortecimento do calcanhar.
Adaptado do artigo da revista MensHealth de Junho: "Ténis à sua medida"

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

FAÇA EXERCÍCIO FÍSICO E SEJA FELIZ.
Se anda stressado e está a ponderar a hipótese de ir a um psicólogo, tente fazer exercício físico regularmente. Um estudo levado a efeito por especialistas norte-americanos da Universidade de Alabama (EUA), constatou que os homens que completaram três sessões de exercícios físicos por semana, durante seis meses, não só ganharam músculo e perderam gordura, como também melhoraram os seus níveis de tensão arterial, irritabilidade e estado de ânimo geral.