domingo, 31 de agosto de 2008

QUANTAS MAÇÃS TEM
COMIDO ULTIMAMENTE?
Segundo um estudo apresentado na Conferência sobre Biologia Experimental nos Estados Unidos, as pessoas que consomem habitualmente maçãs estão mais saudáveis. Durante a investigação, as pessoas que comem maçãs (ou derivados) regularmente apresentam menos 27 % de probabilidades de desenvolver um síndrome metabólico e 36 % de sofrer de hipertensão. Substitua as sobremesas (ex. doces) por uma peça de fruta e obterá muito mais vitaminas e menos calorias.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Atenção à CARAVELA PORTUGUESA!
A Fisália (Physalia physalis), vulgarmente conhecida por Caravela-Portuguesa, é “um animal” do grupo dos cnidários. Tem cor maioritariamente azul, com algum vermelho e tentáculos cheios de células urticantes. A caravela-portuguesa, que tem tanto de bonita como de perigosa, não é propriamente um animal mas um conjunto de vários organismos, unissexuais, com características diferentes e onde cada um tem uma função que assegura a sobrevivência de toda a colónia (alimentação - os gastrozóides; reprodução – os gonozóides; filamentos que pescam as presas – os dactilizóides). Semelhante a um barco em miniatura, sem locomoção própria, flutua à superfície das águas suave e lentamente ao sabor das marés e dos ventos – daí o seu apelido “Caravela Portuguesa”. O organismo visível é uma estrutura em forma de carapaça, que pode atingir 30 centímetros de comprimento e 10 centímetros de largura. São estes longos filamentos os responsáveis pelo perigo da caravela portuguesa, uma vez que é lá que se encontra o veneno usado para ajudar a capturar as presas. Os filamentos funcionam como uma espécie de tentáculos que apenas são eficazes para capturar peixes de pequenas dimensões, camarões e outros animais encontrados no plâncton. É nos tentáculos que se encontram os cnidócitos, que são as células urticantes, portadoras dos nematocistos, accionados pela "rede nervosa". A caravela-portuguesa tem dois tipos de nematocistos: pequenos e grandes; estes "órgãos" conservam as suas propriedades por muito tempo, mesmo que o indivíduo tenha ficado várias horas a seco na praia, pelo que devemos evitar tocar-lhes mesmo quando as vemos em seco no areal de uma praia. Apesar de raramente se aproximarem da costa, vêm por vezes dar às praias, inteiras ou em fragmentos (crê-se que se separam por razões de reprodução). Não é por se tratarem apenas de partes da Caravela-portuguesa que estes fragmentos se tornam menos perigosos. São tão nocivos como a caravela inteira e basta tocar-lhes levemente para que o veneno se propague por contacto, espalhando-se rapidamente. A primeira sensação é uma dor intensa de picada e ardor. O membro picado fica entorpecido e, ao fim de algum tempo, surge comichão e urticária. A gravidade da picada depende do tempo de contacto e da quantidade de tentáculos nela envolvidos. A caravela-portuguesa é importante para a alimentação das tartarugas marinhas, que são imunes ao veneno. Adaptado do sítio: CASCAIS MAR E PESCA

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

CUIDADO COM O PEIXE-ARANHA!

Por experiência própria vou alertar para o problema da picada do peixe-aranha. Eu fui picado na praia de Galápos em Setúbal. O peixe-aranha encontra-se ao longo das costas do sudoeste europeu (costa portuguesa e até nos Açores) e do nordeste africano, parcialmente enterrado na areia a poucos centímetros de profundidade, abaixo da linha da maré. A fim de sobreviver quando a maré está baixa, o peixe-aranha procura um pequeno regato/charco deixado pelas águas que se retiram e ali fica deitado sobre o ventre. Com sua cor marrom, ele pode ser confundido e passar desapercebido entre algas e conchas vazias. Na realidade é uma armadilha escondida, pronta para disparar ao menor toque. A segunda barbatana dorsal é longa, macia e inofensiva. Mas os opérculos (parte óssea que protege as brânquias) têm dois espinhos, cada um com duas pontas. A primeira barbatana dorsal tem raios curtos e agudos que se eriçam ao toque do pé humano. Junto à base dos espinhos existem sulcos por onde é segregado um veneno perigoso. Este veneno pode chegar ao sangue e paralisar o pé ferido e até mesmo a perna. Diz-se que, às vezes, essa infecção chega a ser fatal. Estas picadas provocam dores terríveis e de igual maneira intensas, sendo sempre aconselhável a procura imediata de ajuda médica. É importante recorrer a uma unidade de assistência médica ou hospital. Sempre que ocorra uma picada, o tratamento imediato consiste no aumento da temperatura no local da picada, quer por imersão do membro afectado também em água à temperatura máxima suportável, durante 30 a 90 minutos, ou recorrendo a meios de improviso, como a aproximação de 1 cigarro aceso, à menor distância que, claro se puder suportar; este tratamento só tem interesse se aplicado na ½ hora seguinte à picada, é necessário recorrer ao uso de analgésicos consoante a intensidade da dor.
Adaptado de:
http://www.achetudoeregiao.com.br/ANIMAIS/peixe_aranha.htm

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

AO ANDAR DE BICICLETA...
* Procure um grupo de amigos ou conhecidos para andar de bicicleta; * Para um maior enriquecimento cultural procure recolher previamente informações sobre as características geográficas, a fauna e flora da região; * As condições climáticas que irão sentir também são importantes: deverão saber o que vestir, o que calçar, …; * Cuidado com as alergias! ; * Procure fazer o percurso quando está menos calor; * Não se esqueça levar uma garrafa térmica de água para não se desidratar, beba regularmente durante e depois do exercício; * Aplicar protector solar nos dias quentes e leve a embalagem do protector para voltar a aplicar. O suor tira a protecção depois de algum tempo; * Use, de preferência, roupas leves e claras, uma vez que cores escuras absorvem mais calor; * Use sempre capacete, luvas e óculos; * Para mais tarde recordar, leve consigo uma maquina de filmar e/ou de fotografar; * Leve consigo alguns apetrechos para compor a bicicleta, isto no caso de ela ter algum problema; * Com a temperatura mais fria é aconselhado o uso de “Lycra” para manter o corpo aquecido, desta forma, evita lesões e desconforto; * Na mochila, leve roupa para se proteger do frio e alimentos práticos para se alimentar durante o percurso, pode ser barra de cereais, fruta e pão/bolachas; * Leve sempre consigo um kit de primeiros-socorros; * Respeite a natureza, não deixe lixo no caminho. Leve também sacos plásticos e guarde o lixo na mochila para depois deitar no lixo.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

USE SEMPRE O CAPACETE.
Neste Verão muitos jovens e menos jovens andam de bicicleta, motorizada e/ou de moto. É muito agradável sentir a brisa quando nos deslocamos. Usar capacete, para além de ser obrigatório por lei, é uma decisão pessoal que será muito importante se o capacete for colocado de uma forma adequada. Usar um capacete no braço ou ter um capacete mal colocado poderá ser pior do que não usar nenhum. O cinto de segurança só é eficaz se estiver bem colocado e preso. A segurança não deve ser apenas uma questão de um agente de autoridade nos multar, mas deve ter uma razão, é a zelar pela nossa integridade. O capacete deverá estar em perfeitas condições materiais. A integridade da sua estrutura é essencial para que nos possa proteger durante um acidente. Devemos ter em atenção: Se o capacete não for do tamanho certo ou se estiver mal regulado, acaba a dançar na cabeça e não desempenha a sua função; Não se deve usar o capacete, ao contrário; As presilhas devem estar sempre ajustadas e apertadas.

domingo, 10 de agosto de 2008

EM CASO DE ACIDENTE RODOVIÁRIO...
Se não houver feridos:
O condutor deve em primeiro lugar vestir o colete reflector, imediatamente sinalizar o local colocando o triângulo aproximadamente a 30metros e, se possível, ligar os quatro piscas, evitando outros acidentes. As viaturas não devem ser movidas enquanto não houver garantias de segurança das mesmas ou dos intervenientes e antes da chegada das autoridades policiais.
Sempre que possível devemos obter os elementos de identificação de todos os intervenientes, condutor/es, veículo/s e testemunhas oculares independentemente de já terem sido chamadas as autoridades policiais.
Se houver feridos:
Devemos ligar de imediato o número 112, comunicar o máximo de dados possíveis, local exacto do acidente, número de vítimas, estado das mesmas, idade aparente, etc... Devemos comunicar sempre às autoridades policiais em caso de danos pessoais. Não devemos mover as vítimas, tentando que elas não façam grandes movimentos, no caso de motociclistas não devemos retirar o capacete nem o vestuário. Devemos desligar o motor, e caso exista risco de incêndio ou derrame de óleo ou gasolina, devemos ligar directamente para os bombeiros ou autoridade policial com a indicação que é necessário chamar os bombeiros ao local.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

CUIDADO COM AS MICOSES!...
Este verão e em férias escolares, algumas crianças e adolescentes aproveitam os meses de calor intenso para ir à praia com familiares ou amigos. Mas para desfrutar de tudo que o verão tem de bom, é preciso tomar alguns cuidados especiais com a saúde. Algumas doenças tornam-se mais comuns nos períodos mais quentes e húmidos do ano. As micoses, que ocorrem com mais frequência no verão, são devidas ao calor e humidade, suor intenso, uso excessivo de óleos de bronzear, roupas molhadas e outros factores que facilitam a proliferação de fungos e a disseminação de doenças. Como evitar as micoses? • Não use produtos que aumentem muito a oleosidade da pele;• Não ande descalço, principalmente em pisos húmidos ou públicos, como lava-pés, “polivant”, banheiras, vestiários e saunas;• Não use objectos pessoais (roupas, calçados, pentes, toalhas, bonés) de outras pessoas;• Seque o corpo sempre muito bem após o banho, principalmente as dobras da pele, como axilas, virilhas e dedos dos pés;• Não fique com roupas de banho molhadas durante muito tempo;• Prefira meias e roupas íntimas de algodão, pois as fibras sintéticas retêm mais facilmente o suor;• Quando for a “manicure” ou “pedicure”, verifique se os objectos estão todos esterilizados;• Não use os mesmos sapatos/ténis dois dias seguidos e, de maneira alguma, use as mesmas meias antes de as lavar.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

OS JOGOS OLÍMPICOS
A Grécia Antiga deixou a toda humanidade, um dos mais expressivos legados culturais da história, com destaque para a filosofia e dramaturgia, pois essas manifestações não eram conhecidas entre as civilizações que antecederam os gregos na história. Essas manifestações nascem apenas com os gregos. Outro aspecto que se desenvolve somente com os gregos é o desporto. Até então, os exercícios executados pelo homem eram involuntários, em busca da caça para sobrevivência. O lema do atletismo “mais rápido, mais alto e mais forte” (“citius, altius e fortius”), representado pela trilogia correr, saltar e lançar, surgiu por volta de 776 a C. entre os jovens e soldados gregos, para desenvolver as habilidades físicas e criar as competições. Os gregos iniciaram o culto do corpo. A estética, o físico e o intelecto faziam parte da sua busca para a perfeição, um belo corpo era tão importante quanto uma mente brilhante.
Os Jogos Olímpicos, faziam parte dos quatro grandes jogos religiosos pan-helénicos celebrados na Grécia Antiga e os espectadores vinham de todas cidades-estado que formavam o mundo grego. Os demais Jogos eram os Píticos, os Ístmicos e o Nemeus. Sediados na cidade de Olímpia, em homenagem a Zeus (deus supremo da mitologia grega), os Jogos Olímpicos eram muito antigos, mas foi a partir de 776 a C. (data da fundação dos jogos) passou a ser feito um registo dos vencedores. Atletas das cidades-estados gregas reuniam-se na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições desportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo ( luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco).
Originalmente os atletas competiam nus e as mulheres eram excluídas dos jogos. Certa ocasião, uma mulher decidida a ver seu filho competir, disfarçou-se de treinador. No fim da competição, com a vitória do filho, a mulher entusiasmada saltou a vedação e tudo foi descoberto. Desde esse dia até aos treinadores foi exigida a nudez. Os atletas que infringiam as regras estabelecidas, eram multados rigorosamente. Os vencedores recebiam uma palma ou coroa de oliveira, além de outras recompensas da sua cidade, para a qual a vitória representava grande glória. De volta à terra natal eram triunfalmente acolhidos, podendo inclusive, receber uma pensão vitalícia. A homenagem podia consistir até na construção de uma estátua do vencedor, além de poemas em louvor às vitórias dos atletas gregos.
O imperador romano Teodósio I, converteu-se ao cristianismo, terminou com os Jogos entre os anos de 393 e 394. Todas as referências pagãs da antiguidade deveriam ser interrompidas.
Os jogos foram reeditados em 1896 na cidade de Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Frédy, o barão de Coubertin. Fascinado pelo comportamento dos gregos no passado, Coubertain convocou em 1894, uma reunião com delegados de 9 países, expondo seu plano de reviver os Jogos que tinham sido interrompidos há 15 séculos e que ainda hoje se realizam.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

CONSELHO PARA O VERÃO
Sempre que sair de casa, coloque protecção solar. A exposição ao sol é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo e pelo aparecimento de cancro na pele.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

O RUÍDO
Durante o primeiro período e início do segundo foi feita uma auditoria ambiental à Escola, no âmbito do Programa Eco-Escolas ao qual a nossa comunidade escolar aderiu. Com a mesma diagnosticou-se alguns problemas na nossa Escola. Um deles é o ruído. O que é o ruído? Ruído é o som que provoca má sensação no ouvido e pode levar a lesões no mesmo ou noutras partes do organismo. O som é uma oscilação na pressão do ar que é percebida pelo ouvido humano. O número de oscilações da pressão do ar por unidade de tempo define sua frequência, enquanto que a magnitude da pressão média define a potência e a intensidade sonora. A potência é a energia emitida pela fonte sonora por unidade de tempo. A intensidade sonora pode ser definida como potência por unidade de área, expressa em Watts/m2. A escala para medida da intensidade das ondas sonoras é uma escala linear. Como a intensidade do som captado pelo ouvido humano cobre uma ampla faixa de variação é utilizada uma escala logarítmica, expressa em decibel (dB), a qual é mais adequada para medir essa grandeza física. De seguida apresentam-se alguns valores da intensidade sonora de situações conhecidas de todos nós.

Turma - 7.ºF (2007-2008)

domingo, 3 de agosto de 2008

BANHOS NA PRAIA
"As diferenças de temperatura sujeitam o corpo a um esforço suplementar de adaptação. Não se deve estar ao sol e rapidamente entrar dentro de água fria, o quepode causar um fenómeno de hidrocução provocando mau-estar, perturbações no aparelho digestivo e esforço cardíaco. Também quando se come uma refeição abundante, sobretudo com álcool (que provoca a vasodilatação), isto implica o afluxo de sangue ao estômago, pelo que a entrada de ar e o exercício vão provocar um esforço cardíaco e uma adaptação de todo o corpo. Opte por fazer refeições leves, distribuídas ao longo do dia, em vez de fazer uma refeição grande na praia. Nunca entre dentro de água nem mergulhe de rompante, mas sim procurando molhar o tronco e os membros antes de mergulhar. Ou seja, não precisa de esperar duas horas para ir ao banho, desde que não encha muito o estômago e não entre de repente".
Artigo da Revista Mens`sHealth de Agosto de 2008

sábado, 2 de agosto de 2008

PROTEJA AS PERNAS
"Com o calor, as pernas sofrem muito mais, as temperaturas altas provocam vasodilatação, piorando a circulação. Por isso, na praia mantenha as pernas à sombra e aproveite o tempo junto ao mar para passear na rebentação das ondas. Além de melhorar a circulação, também alivia a sensação de cansaço."
Retirado da revista NS do dia 2 de Agosto de 2008.