segunda-feira, 31 de março de 2008

“NÃO DEIXES QUE UM TRAFICANTE
TE ADOPTE”
CANNABIS
O que é? - Droga da planta da qual se extrai o haxixe (resina das flores e folhas) e a erva (flores e folhas); o THC é o componente que provoca os principais efeitos
Origem - Cannabis
Modos de administração mais frequentes - Fumada, oral ou ingerida
Dependências: Física -Sim Psíquica - Não
Efeitos (dependem da pessoa, do ambiente, da qualidade e quantidade da substância consumida) - Uso habitual - Relaxamento, euforia, diminuição das inibições, lentificação do pensamento e movimentos, aumento do apetite (fase final da intoxicação)
Sobredosagem (overdose) - Alucinações, pânico
A longo prazo - Debilitação física, síndrome amotivacional, psicose canábica

Adaptado do documento do Ministério da Educação: “Consumo de Substâncias Psicoactivas e Prevenção em Meio Escolar

sábado, 29 de março de 2008

“Se a água fosse droga eu morreria de sede. Tem sede de vida e não das drogas!!!”

BENZODIAZEPINA

O que é? - Droga depressora do Sistema Nervoso Central usada em medicamentos com efeitos tranquilizantes e ansiolíticos
Origem - Sintética
Modos de administração mais frequentes - Oral
Dependências: Física -Sim Psíquica - Sim
Efeitos (dependem da pessoa, do ambiente, da qualidade e quantidade da substância consumida) - Uso habitual - Alívio da ansiedade, sono
Sobredosagem (overdose) - Lentificação psíquica e motora, visão enevoada, vertigens
A longo prazo - Apatia excessiva, confusão, irritabilidade, sensação de abstinência (grave), danos cerebrais
Adaptado do documento do Ministério da Educação: “Consumo de Substâncias Psicoactivas e Prevenção em Meio Escolar

sexta-feira, 28 de março de 2008

“A VIDA É A NOSSA MAIOR VIAGEM…
NÃO USES DROGAS”
ANFETAMINAS
O que é? - Droga com efeitos estimulantes do Sistema Nervoso Central
Origem - Diversas
Modos de administração mais frequentes - Oral
Dependências: Física -Sim Psíquica - Sim
Efeitos (dependem da pessoa, do ambiente, da qualidade e quantidade da substância consumida) - Uso habitual - Aumento da energia, excitação, euforia, diminuição do apetite, alteração do humor
Sobredosagem (overdose) - Agitação, hiperactividade, irritabilidade, insónia, convulsões, ideias paranóides (psicose anfetamínica)
A longo prazo - Alimentação deficiente, insónia, perturbações cutâneas, alucinações, psicose semelhante à esquizofrenia paranóide, agressividade
Adaptado do documento do Ministério da Educação: “Consumo de Substâncias Psicoactivas e Prevenção em Meio Escolar

quinta-feira, 27 de março de 2008

DROGA, CAMINHO SEM VOLTA!

Hoje vou começar a publicar vários artigos sobre as Drogas.

ÁLCOOL

O que é? - Droga depressora do Sistema Nervoso Central, mas com efeitos desinibidores; é a mais consumida em Portugal. Origem - Diversas
Modos de administração mais frequentes - Oral
Dependências: Física -Sim Psíquica - Sim
Efeitos (dependem da pessoa, do ambiente, da qualidade e quantidade da substância consumida) - Uso habitual - Euforia, desinibição,descoordenação motora, redução da força muscular, menor capacidade de escuta e compreensão, aumento do tempo de resposta
Sobredosagem(overdose) - Coma alcoólico
A longo prazo - Afecta as relações pessoais e familiares, cirrose, danos cerebrais, depressão, psicose
Adaptado do documento do Ministério da Educação: “Consumo de Substâncias Psicoactivas e Prevenção em Meio Escolar

sexta-feira, 21 de março de 2008

A Páscoa
A Páscoa (do hebraico Pessachh, significando passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação, que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egipto. A palavra Páscoa advém, exactamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egipto para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário. A data da Páscoa foi fixada no primeiro concílio de Nicéia, no ano de 325. Assim, a Páscoa cristã é comemorada (segundo o costume da Idade Média e da Europa) no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera (no Hemisfério Sul, Outono). A data ocorre entre os dias 22 de Março e 25 de Abril.
Adaptado da Wikipédia.
Ser Professor
Ser professor é uma tarefa árdua de grande nobreza, dignidade e de uma enorme responsabilidade na formação moral, intelectual, cultural, física e cívica dos nossos educandos.
Ser professor é, em cada dia, esquecermo-nos um pouco de nós, numa entrega total aos nossos alunos!
Ser professor é ser formador, psicólogo, ser um amigo, “ser pai”, ser confidente.
Ser professor é buscar dentro de cada um de nós forças para prosseguir, mesmo com toda pressão, toda a tensão, toda falta de tempo...
Ser professor é conhecer os limites do outro e ajudá-lo a crescer.
Ser professor é também reconhecer que somos, acima de tudo, seres humanos. Ajudamos a pensar e a construir o mundo.

sábado, 15 de março de 2008

Projecto Ambiente
Campanha de Sensibilização e Educação Ambiental no Alto Douro Vinhateiro

No dia 13 de Março de 2008, houve uma sessão de formação "Alteração da Paisagem do Douro Vinhateiro", orientada pelo Sr. Eng. Ricardo Magalhães, Presidente de Missão do Douro Património Mundial, que decorreu no Auditório da Escola S/3 de Latino Coelho.
Esta excelente sessão foi muito importante para todos, na medida em que ficámos mais enriquecidos sobre a identificação de habitações mal implantadas, da deposição ilegal de resíduos, em especial de resíduos de construção e demolição, de equipamentos eléctricos e electrónicos e de veículos em fim de vida, como um dos problemas ambientais do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial. Parabéns aos alunos e professores organizadores desta sessão.

" O Douro é seu... mantenha-o limpo!"

sexta-feira, 14 de março de 2008

DIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Tarde Saudável
No último dia 12 de Março de 2008, ralizou-se na Escola o Dia da Educação Física. Muitos alunos voluntários participaram em diversas actividades: Megasprinter, Patinagem, Escalada, Rapel, BTT e Tiro ao arco. Foi uma tarde onde os alunos puderam ter actividades variadas, que muito contribuíram para melhorar o seu gosto pelas actividades físicas e desportivas e para que "mente sã em corpo são" seja ainda hoje uma máxima a ter em conta na saúde individual e colectiva dos nossos alunos. Foi muito bonito observar a alegria e a participação com "Fair-play" de todos os professores de Educação Física e alunos da Escola.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Os ataques de coração
Uma Nota importante sobre os ataques cardíacos:
Fiquem a saber que há outros sintomas de ataques cardíacos, para além da dor no braço esquerdo. Devem também prestar atenção a uma dor intensa no queixo, assim como às náuseas e aos suores abundantes, pois estes também são sintomas vulgares. Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, já não se levantaram. Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo. Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para o 112 e diga "ataque cardíaco" e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e espere pelo 112. NÃO SE DEITE!!!!
Outra hipótese
QUE FAZER ? Não entre em pânico, começe a tossir repetida e vigorosamente . Deve respirar profundamente , antes de cada tosse. A tosse deve ser profunda e prolongada, como quando se produz um forte ataque de tosse, proveniente do diafragma. Cada inalação e cada tosse devem ser repetidas de dois em dois segundos aproximadamente, e sem parar, até que se consiga uma ajuda, ou até que o coração esteja de novo, a bater normalmente. As inspirações profundas levam oxigénio aos pulmões e os movimentos de contracção da tosse comprimem o coração mantêm o sangue a circular. A pressão sobre o coração também ajuda a recuperar o ritmo cardíaco normal, desta maneira, as vítimas de um ataque de coração podem chegar ao hospital e sobreviver.
Um cardiologista disse que, se cada pessoa que receber esta informação e a comunicar a 10 pessoas, que se pode ter a certeza de que se salvará pelo menos uma vida! Eu já fiz a minha parte...
Retirado de um Mail que circula pela Internet

terça-feira, 11 de março de 2008

Obesidade Infanto-Juvenil
Acção realizada pelo Núcleo de Estágio de Educação Física para as turmas do 7.º ano da Escola, nos dias 11 e 12 de Março.

Fragmentos retirados de acção e que nos ajudam a determinar o Índice de Massa Corporal dos jovens dos 12 aos 16 anos de idade.

sábado, 8 de março de 2008

O que é a diabetes?
A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.

Quais são os sintomas típicos da diabetes? Nos adultos - A diabetes é, geralmente, do tipo 2 e manifesta-se através dos seguintes sintomas: Urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria); Sede constante e intensa (polidipsia); Fome constante e difícil de saciar (polifagia); Fadiga; Comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais; Visão turva. Nas crianças e jovens - A diabetes é quase sempre do tipo 1 e aparece de maneira súbita, sendo os sintomas muito nítidos. Entre eles encontram-se: Urinar muito, podendo voltar a urinar na cama; Ter muita sede; Emagrecer rapidamente; Grande fadiga, associada a dores musculares intensas; Comer muito sem nada aproveitar; Dores de cabeça, náuseas e vómitos.

Quais são os deveres dos diabéticos? Para que a vida se prolongue e a diabetes não seja um impedimento ao usufruto de uma vida normal, o diabético deve: Predispor-se a aprender continuamente a controlar a sua diabetes; Tentar ser autónomo, praticando o seu próprio autocontrolo; Examinar regularmente os pés; Tentar seguir um estilo de vida saudável; Controlar o peso; Praticar actividade física regular; Evitar o tabaco; Contactar a equipa de saúde sempre que sinta necessidade e até que fique esclarecido sobre as questões que o preocupam; Controlar diariamente a sua diabetes, desempenhando um papel activo no seu tratamento; Fazer a sua autovigilância e adaptando o tratamento aos resultados – autocontrolo; Tomar correctamente a medicação; Contactar a equipa de saúde se verificar que está mal controlado ou se apresentar hipoglicemias graves, ou ainda se surgirem sintomas de infecção; Cumprir o plano de vigilância e terapêutica; Usar correctamente os materiais de controlo e tratamento; Utilizar correctamente o Guia do Diabético disponibilizado pelo seu médico assistente e ajudar os outros diabéticos a fazê-lo também.

Adapatado do Portal da Saúde - Ministério da Saúde

É à noite que é belo acreditar na Luz.

(Edmond Rostand)

sexta-feira, 7 de março de 2008

08 de Março

Dia Internacional da Mulher

MULHERES

Elas sorriem quando querem gritar. Elas cantam quando querem chorar. Elas choram quando estão felizes. E riem quando estão nervosas.
Elas brigam por aquilo que acreditam. Elas levantam-se para injustiça. Elas não levam "não" como resposta quando acreditam que existe melhor solução.
Elas andam sem novos sapatos para suas crianças poder tê-los. Elas vão ao médico com uma amiga assustada. Elas amam incondicionalmente.
Elas choram quando suas crianças adoecem e se alegram quando suas crianças ganham prémios. Elas ficam contentes quando ouvem sobre um aniversário ou um novo casamento.
Pablo Neruda

Projecto "ÁGORA" - 11.º A

quinta-feira, 6 de março de 2008

O silêncio é o pranto dos bravos.
(Autor desconhecido)

quarta-feira, 5 de março de 2008

ACÇÃO DE FORMAÇÃO
"OBESIDADE INFANTO-JUVENIL"
Alunos do 7.º ano
11 de Março - 8:30h às 11:45 h
12 de Março - 10:15 h às 11:45 h
Auditório da Escola
Organização do Núcleo de Estágio de Educação Física
DIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
12 de Março - 14:15 h
MEGASPRINTER - PATINAGEM - ESCALADA
RAPEL - BTT - TIRO AO ARCO
Inscrições até ao dia 7 de Março no Sr. Vitor (balneários masculinos)
Organização do Núcleo de Estágio de Educação Física

PARTICIPA

terça-feira, 4 de março de 2008

CUIDADO COM AS "BEBIDAS ENERGÉTICAS"
As bebidas consideradas “energéticas” foram criadas para estimular o cérebro de pessoas submetidas a um grande esforço físico e em “coma de stress”. Nunca para ser consumida como uma bebida inocente ou refrescante.
Ao tomá-los recomenda-se não fazer uma actividade física e desportiva, já que a sua função energética acelera o ritmo cardíaco e pode provocar um enfarte fulminante:

- Há risco de sofrer uma hemorragia cerebral, porque as bebidas energéticas contêm componentes que diluem o sangue para que fique mais fácil ao coração bombear o sangue e assim se poder fazer esforço físico com menos esgotamento;

- É proibido misturar bebidas energéticas com álcool, porque a mistura transforma a bebida numa “Bomba Mortal” que ataca directamente o fígado, levando a zona afectada a incapacidade de se regenerar;

- Um dos componentes principais das bebidas é a vitamina B12, utilizada na medicina para recuperar pacientes que se encontra em coma etílico; daí o estado de excitação em que se fica após tomá-lo. É como se estivéssemos em estado de embriaguez;

- O consumo regular de bebidas energéticas provoca uma série de doenças nervosas irreversíveis.

CUIDADO!

Adaptado de : Brasil Escola