segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Dinheiro na mão, risco de infecção.
Deve-se lavar bem as mãos antes de comer, depois de ir à casa de banho e sempre que mexer com o dinheiro. Estas normas de higiene, que nos remetem às aprendizagens de infância, mais do que nunca, devem ser respeitadas. As notas e as moedas têm microrganismos (fungos, bactérias e leveduras). As bactérias mais frequentes são as do género Staphylococcus, presentes nas notas. A S. aureus, presente nas cavidades húmidas do corpo humano (narina, ouvido, boca e vagina). O micróbio não causa risco à saúde em contacto directo com a pele, mas se penetrar no organismo através de lesões ou dos poros, pode provocar acne, furúnculo, terçol, otite ou sinusite. Alcançando a corrente sanguínea, é capaz de causar septicemia, infecção que pode levar à morte. As bactérias Staphylococcus aureus são algumas das mais facilmente encontramos. A bactéria pode passar do dinheiro para os alimentos e penetrar no organismo através da boca. Além da Staphylococcus aureus, encontram-se fungos, leveduras e bactérias fecais (enterococos) nas notas. Para evitar a contaminação, recomenda-se lavar sempre as mãos depois de manusear o dinheiro. Muitas pessoas põem em risco a saúde ao ingerir alimentos sem antes lavar as mãos. Há ainda algumas maneiras de se diminuir o problema: - preferir notas plásticas, que apresentam contaminação menor que notas de papel;- evitar que o dinheiro caia no chão;- aumentar o teor de cobre nas moedas;- aumentar a frequencia da substituição do dinheiro em circulação.
Adaptado de: Dr. Bactéria responde e Ciência Hoje On-line

domingo, 27 de janeiro de 2008

GABINETE DE APOIO AO ALUNO = GAA

OBJECTIVOS DO GAA

HORÁRIO DO GAA

GAA - EDUCAÇÃO SEXUAL

domingo, 20 de janeiro de 2008

Obesidade Infantil

OBESIDADE INFANTO-JUVENIL

Acção de Formação - Turmas do 3.º Ciclo da Escola
Organização do Núcleo de Estágio e Educação Física
Objectivos:
* Analisar e caracterizar o IMC da população alvo;
* Alertar os alunos para os malefícios da obesidade;
* Incutir hábitos alimentares saudáveis nos alunos;
* Esclarecer a importância da Actividade Física e especificamente a Educação Física, como arma de combater a obesidade;
* Criar uma base de dados fiável para futuros estudos.
"Uns quilos a mais hoje uns anos a menos no futuro!"

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

A OBESIDADE
A Obesidade pode ser definida como um acumular excessivo de gordura corporal e, normalmente, representa um processo a longo prazo. Obesidade e Infância: Pensa-se que a obesidade tenha origem na infância e quando isso ocorre, a probabilidade de ser obeso na vida adulta, é 3 vezes maior. Por outras palavras, podemos dizer que filhos de pais obesos correm um risco de 2 a 3 vezes superior de serem obesos na idade adulta, em comparação com crianças de famílias nas quais nenhum dos progenitores é morbidamente obeso. Isto deve-se a factores genéticos, mas fundamentalmente a hábitos precários em termos de dieta e de exercício.
Obesidade e alimentação: Acredita-se que a principal causa da obesidade reside no excesso de comida. Se assim fosse, evidentemente, a maneira mais fácil seria com certeza, limitar a ingestão de alimentos. No entanto, a alimentação consiste num importante factor quando se fala em obesidade e assim, lançamos alguns conselhos tendo em vista uma alimentação mais saudável e equilibrada:
Utilizar alimentos de qualidade: limpos e frescos; Tomar sempre o pequeno-almoço; Incluir nas refeições alimentos de todos os sectores da roda dos alimentos, nas proporções por ela sugeridas; Variar o mais possível os alimentos; Não passar mais de três horas e meia sem comer; Evitar o sal; Evitar alimentos açucarados; Evitar fritos ou alimentos com muita gordura; Consumir diariamente leite ou derivados; Comer pelo menos 3 peças de fruta por dia; Comer leguminosas pelo menos 2 vezes por semana (feijão, grão, etc.); Consumir sopa diariamente; Comer peixe pelo menos 4 vezes por semana; Evitar consumir bebidas alcoólicas antes da idade adulta; Beber líquidos em abundâncias (água simples ou refrescos sem açúcar); Comer com calma, mastigando correctamente os alimentos.
Adaptado de "Viver a Mexer"

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Dia 12 de Janeiro (sábado de manhã)
Desporto Escolar
Voleibol na Escola S/3 de Latino Coelho
Concentração de equipas (Masc. e Fem.)dos escalões de infantis e iniciados das Escolas de Lamego e Colégio de Lamego
Cerca de 100 alunos (as) participarão neste espectáculo desportivo.
Escola S/3 de Latino Coelho
Escola S/3 da Sé
Escola EB 2,3 de Lamego
Colégio de Lamego

Comparece e apoia com Fair play

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Agasalhe-se e mantenha a casa aquecida.

Roupa - Deve-se colocar roupa quente suplementar (várias camadas), cobrir a cabeça, usando chapéu ou gorro, usar luvas e utilizar calçado adequado, para evitar perdas de calor. Evitar roupa muito justa ou que faça transpirar, são outras das recomendações para enfrentar situações de descida da temperatura.

Corpo - Beber bebidas quentes e comer refeições quentes. O corpo deve manter-se activo, fazendo pequenos exercícios com os braços, pernas e dedos, para activar a circulação sanguínea. Evite actividades físicas e/ou desportivas muito intensas que obrigam o coração a um grande esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco.

Casa - Vedar bem as portas e janelas. Tentar manter uma temperatura ambiente entre 20ºC e 21ºC, mas ter cuidado com a utilização de braseiras, lareiras e aquecedores como fonte de aquecimento. Áreas fechadas, com lareiras e braseiras, constituem risco acrescido de incêndios e intoxicações pelo monóxido de carbono.

Apoio - Em caso de mal-estar devido ao frio, devem consultar o médico. Para mais informações, contacte a Linha Saúde Pública - 808 211 311.

Adaptado de um artigo do Diário de Notícias.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A GRIPE
A gripe é uma doença do tracto respiratório, infecciosa e altamente contagiosa. Apesar de ser relativamente benigna, dado que evolui normalmente para a cura, pode provocar graves complicações em indivíduos mais susceptíveis ou mais debilitados.O responsável pela infecção é viros o influenza. Existem três tipos conhecidos (A, B e C), sendo o tipo A o mais prevalente e o que surge associado às epidemias mais graves. Se a gripe for causada por um vírus do tipo C, os sintomas são geralmente ligeiros ou inexistentes, pelo que os maiores esforços para controlar os surtos de gripe correspondam aos tipos A e B.
Transmissão da Gripe
A gripe humana transmite-se através de gotículas infectadas que são veiculadas de um indivíduo doente (quando este tosse ou espirra) para um indivíduo não-imunizado (seja pela vacinação, seja por uma infecção prévia). São considerados grupos de risco acrescido – em termos de consequências mais graves sobre a saúde – os idosos, as crianças entre os 6 e os 23 meses, os doentes crónicos (doenças cardíacas, pulmonares – como a asma, a bronquite crónica ou o enfisema, os insuficientes renais, os diabéticos) e todos os indivíduos debilitados do ponto de vista de defesas do organismo.
Sintomas da Gripe

São relativamente característicos, consistindo em febre, dores de cabeça, dores no corpo, mal-estar geral e tosse seca. A estes podem juntar-se arrepios e olhos lacrimejantes ou inflamados. A prevenção mais eficaz é feita através de uma vacina. Como o vírus da gripe “muda” todos os anos, a vacina é produzida em função da variedade do ano anterior. A vacinação é, assim, eficaz e segura, sendo recomendada para os grupos de risco, em especial dos idosos, dos portadores de doenças crónicas, bem como do pessoal assistencial (de hospitais ou centros de saúde).

Adaptado do Portal da Saúde - Ministério da Saúde

domingo, 6 de janeiro de 2008

SERÁ QUE PRECISAMOS DE DORMIR?
Para um bom funcionamento mental e emocional, o sono é essencial para a saúde,. É uma questão de segurança. As pessoas com insónia crónica são as mais vulneráveis ao desenvolvimento de vários tipos de problemas do foro psiquiátrico e as que mais frequentemente recorrem aos serviços médicos. Os problemas de sono aumentam o stress e reduzem a produtividade. A falta de sono dificulta a capacidade de desempenhar tarefas relacionadas com a memória, a aprendizagem e o raciocínio lógico. A falta de sono é também apontada como uma das causas do absentismo. Não dormir o suficiente pode também ser extremamente perigoso, causando acidentes graves ou mesmo fatais.A necessidade de dormir é muito variável. Em regra, a maioria dos adultos saudáveis precisa de dormir uma média de oito horas por noite. Há indivíduos, no entanto, que se sentem frescos e retemperados ao fim de apenas seis horas de sono. Outros não conseguem funcionar se não dormirem dez horas. E, ao contrário do que se julga, a necessidade de dormir não diminui nos idosos.
Costuma levar mais de 30 minutos a adormecer todas as noites? Tem vários despertares nocturnos? Quando se levanta, sente fadiga e durante o dia sente sonolência? Se respondeu sim a qualquer destas perguntas, talvez sofra de um problema de sono que pode afectar a sua vida e nem sequer suspeita.
Adaptado de vários artigos relacionados com o "sono".

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

É proibido fumar:

1.Nos locais onde estejam instalados órgãos de soberania, serviços e organismos da administração pública e pessoas colectivas públicas; 2. Nos locais de trabalho; 3. Nos locais de atendimento directo ao público; 4. Nos estabelecimentos onde sejam prestados cuidados de saúde, e outros similares, laboratórios, farmácias e locais onde se dispensem medicamentos não sujeitos a receita médica; 5. Nos lares e outras instituições que acolham pessoas idosas ou com deficiência ou incapacidade; 6. Nos locais destinados a menores de 18 anos, 7. Nos estabelecimentos de ensino, independentemente da idade dos alunos 8. Nos centros de formação profissional; 9. Nos museus, colecções visitáveis bibliotecas, salas de conferência, de leitura; 10. Nas salas e recintos de espectáculos e de diversão; 11. Nas zonas fechadas das instalações desportivas; 12. Nos recintos das feiras e exposições; Direcção-Geral da Saúde Circular Informativa 2 13. Nos conjuntos e grandes superfícies comerciais e nos estabelecimentos comerciais de venda ao público; 14. Nos estabelecimentos hoteleiros; 15. Nos estabelecimentos de restauração, de bebidas ou dança; 16. Nas cantinas, nos refeitórios e nos bares; 17. Nas áreas de serviço e postos de abastecimento de combustíveis; 18. Nos aeroportos, nas estações ferroviárias, nas estações rodoviárias de passageiros e nas gares marítimas e fluviais; 19. Nas instalações do metropolitano; 20. Nos parques de estacionamento cobertos; 21. Nos elevadores, ascensores e similares; 22. Nas cabines telefónicas fechadas; 23. Nos recintos fechados das redes de levantamento automático de dinheiro; 24. Em qualquer outro lugar, onde por determinação da gerência, ou de outra legislação aplicável, designadamente em matéria de prevenção de riscos ocupacionais, se proíba fumar. 25. É ainda proibido fumar nos veículos afectos aos transportes públicos urbanos, suburbanos e interurbanos de passageiros, bem como nos transportes rodoviários, ferroviários, aéreos, marítimos e fluviais, nos serviços expressos, turísticos e de aluguer, nos táxis, ambulâncias, veículos de transporte de doentes e teleféricos.

Retirado de: Direcção-Geral da Saúde - Circular Informativa - Lei 37/2007, de 14 de Agosto.