sábado, 27 de outubro de 2007

30 de Outubro - Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama
O Cancro da Mama é um tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido mamário. Um tumor maligno consiste num grupo de células alteradas (neoplásicas) que pode invadir os tecidos vizinhos e disseminar-se (metastizar) para outros órgãos do corpo. É mais frequente nas mulheres mas pode atingir também os homens.
O que é o Cancro da Mama - O organismo humano é constituído por triliões de células que se reproduzem pelo processo de divisão celular. Em condições normais, este é um processo ordenado e controlado, responsável pela formação, crescimento e regeneração de tecidos saudáveis do corpo. Algumas vezes, no entanto, as células perdem a capacidade de limitar e comandar o seu próprio crescimento passando, então, a dividir-se e multiplicar-se muito rapidamente e de maneira aleatória. Como consequência dessa disfunção celular, isto é, desse processo de multiplicação e crescimento desordenado das células, ocorre um desequilíbrio na formação dos tecidos do corpo, no referido local, formando o que se conhece como tumor. O cancro da mama, muitas vezes, apresenta-se como uma massa dura e irregular que, quando palpada, se diferencia do resto da mama, pela sua consistência.
Retirado do site da Liga Portuguesa Contra o Cancro

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

domingo, 21 de outubro de 2007

Beber Água. Dentro do nosso organismo a água dedica-se a várias actividades importantes. Mas será que bebemos água suficiente para abastecer o nosso corpo? Especialistas dizem que tomar 2,0L a 2,5L(*) de água por dia é a garantia de que estamos a ingerir a quantidade ideal para repormos as perdas obtidas pelo suor e excrementos e ainda hidratar e fornecer ao organismo os electrólitos necessários para o equilíbrio de suas funções vitais. Devemos lembrar-nos também, que todos alimentos possuem água, quantidades distintas entre si, mas que são prontamente absorvidas pelo organismo. 60% do corpo humano de um adulto é formado de água, um recém nascido chega a ter quase 80% do seu organismo formado por líquidos. Nas pessoas idosas esse número cai para 50%, isso porque conforme envelhecemos vamo-nos “desidratando” aos poucos. A água, quando dentro do organismo, tem a função de regular a temperatura corpórea, através da eliminação do suor, eliminar resíduos metabólicos, através da urina, fazer uma melhor distribuição de nutrientes pelo corpo, auxiliar no transporte de nutrientes até as células, auxiliar na prática de desportos pois ajuda a retirar o ácido láctico, que causa a sensação de dor e fadiga, dos músculos.
Entre outras vantagens, beber água ajuda a diminuir a sensação de fome, melhora a circulação sanguínea auxiliando portanto no tratamento de celulite e combatendo a flacidez. Os cabelos e a pele também agradecem quando o corpo é reabastecido com esse líquido cristalino e refrescante. Mas atenção: Devemos ter o máximo de cuidado com a água que bebemos. Ela deve ser incolor, não apresentar cheiro e nem gosto. Deve ser fervida ou filtrada e guardada em local próprio e longe de animais domésticos ou produtos químicos. E mais! A água não tem calorias e faz muito bem à saúde!!!
(*) Dados referentes a pessoas não atletas em condições de clima específicos (temperado) sem actividades penosas. Adaptado :http://www.saudenainternet.com.br/venhajantarcomigo/venhajantarcomigo_05.shtml
“Pé-de-atleta”
As dermatofitoses, dermatomicoses ou "tinhas" são micoses superficiais provocadas por fungos do grupo dos dermatófitos, benignas mas incómodas e inestéticas, como o “Pé-de-atleta”, também conhecido por Tínea pedis. O “Pé-de-atleta” ocorre principalmente em adolescentes e é uma pequena erupção avermelhada, causada por fungo, escamosa e fendida entre os dedos dos pés. Em geral, a erupção: - Causa coceira e ardor; - Ao ser coçada descama e sai um líquido; - Às vezes passa para a superfície da pele.
Que cuidados devem ser tomados?
- Use sempre chinelos nos balneários públicos; - Use cremes antifúngicos; - Compre Canesten, Tinactin, Micatin ou Lotrimin na farmácia. Aplique o creme sobre as erupções e zonas adjacentes duas vezes ao dia. Continue a aplicação durante várias semanas ou por pelo menos 7 dias após as erupções terem desaparecido; - Mantenha a parte afectada seca; - Manter os pés secos melhora consideravelmente o “Pé-de-atleta”. Use meias de algodão já que o algodão absorve o suor e mantém os pés secos; - Controle o mal cheiro dos pés; - Geralmente o mal cheiro desaparece ao melhorar o “Pé-de-atleta”. É essencial lavar os pés e mudar as meias duas vezes ao dia.
Adaptado de: http://boasaude.uol.com. e da Wikipédia

terça-feira, 16 de outubro de 2007

16 de Outubro
Dia Mundial da Alimentação

Na alimentação cumpra sempre com as proporções da Roda dos Alimentos.

Uma boa alimentação tem como resultado uma boa saúde e uma boa qualidade
de vida.
A maioria das doenças tem como causa uma alimentação indadequada.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Projecto "Educação para a Saúde" - Acção de Formação/Informação -
“ Despistagem visual “ Esta acção de “ Despistagem visual “ é gratuita, destina-se a todos os alunos dos 8.º ano e 9.º anos, será realizada durante uma aula de dois tempos. Durante os dez minutos iniciais os técnicos informarão os alunos sobre temas relacionados com a visão, seguidamente irão quatro alunos fazer um teste de “ Despistagem visual “ ao Gabinete de Educação Física que se situa na ala dos ginásios e junto à sala G05.
“ Assim o rastreio visual será efectuado com o auxílio de um equipamento que não representa qualquer perigo, pois foi desenvolvido para esta finalidade e está devidamente certificado. Para a sua execução não é utilizado qualquer fármaco, nem sequer existe o contacto com o globo ocular, sendo somente utilizada a projecção de slides com testes que permitem obter despistagens sobre vários problemas visuais ”. Estas foram as palavras escritas que a Óptica Parente mencionou no ofício dirigido à Escola. A acção decorrerá das 08:30 h às 11:45 h e a partir do dia 15 de Outubro até ao dia 23 do mesmo mês.
HORÁRIO
2ª – 15 de Outubro - 8:30-8º B - 10:15-8ºA 3ª - 16 de Outubro - 8:30-9ºA - 10:15–8º C 4ª - 17 de Outubro - 8:30-8ºE - 10:15-9ºB 5ª - 18 de Outubro - 8:30-9ºC - 10:15-9ºF 6ª - 19 de Outubro - 8:30-9ºD - 10:15-9ºG 2ª - 22 de Outubro - 8:30-9ºE 3ª - 23 de Outubro - 10:15-8ºD

sábado, 13 de outubro de 2007

O banho ou duche e a aula de Educação Física
Na Educação Física fala – se muito em saúde e qualidade de vida. Um factor muito importante da aula é a higiene. Qual é afinal a relação existente entre a Educação Física e a higiene? O que é que há em comum entre realizar exercício físico e o tomar banho ou duche? Para achar uma resposta a esta questão temos que ter em mente uma coisa: a higiene é muito mais do que escovar os dentes e tomar banho ou duche. A higiene, é na verdade algo que tem a finalidade de proteger e melhorar a saúde. A higiene também é um meio que deve ser utilizado para proporcionar a protecção e a melhoria da qualidade de vida e saúde dos alunos.
A pele tem milhões de glândulas que produzem suor. O banho ou duche permite uma descarga de toxinas no sangue, realizando assim uma “higiene interna”. A falta de um banho ou duche provoca a acumulação de substâncias nocivas, que se somam às poeiras, terra, areia, etc.. A consequência é o o risco de aparecimento de doenças, além do odor (mau cheiro) desagradável. O banho ou duche exclusivamente frio ou gelado é excitante muscular e portanto inconveniente. Deve tomar-se sempre um banho ou duche morno após a aula de Educação Física.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Pena de morte

NÃO À PENA DE MORTE
10 de Outubro Dia Mundial Contra a Pena de Morte "A pena de morte é a negação dos Direitos Humanos na sua forma mais irreversível. É normalmente aplicada de uma forma discriminatória, no surgimento de julgamentos injustos ou é aplicada por motivos políticos. Pode ser um erro irreversível quando há uma falha na justiça." Irene khan, Secretária Geral da Amnistia Internacional. Ninguém tem o direito de tirar a vida a outrém.Ao matar o criminoso tornarmo-nos-iamos nós também criminosos, vítimas de um ciclo vicioso impossível de romper. A pena de morte pressupõe a existência de um juíz absoluto que nunca se engana; é um juízo definitivo que não considera a possibilidade de regeneração; exerce-se sobre criminosos que são, eles próprios, muitas vezes vítimas da sociedade. Em 2005, pelo menos 2148 pessoas foram executadas e 22 países. Destas execuções, 94% ocorreram na China, Irão, Arábia Saudita e Estados Unidos. Amnistia Internacional.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

“Tatuagens e Piercingues” Os riscos: - Um piercingue ou uma tatuagem pode implicar o risco de contrair uma doença transmissível pelo sangue, como a hepatite B e C, caso o equipamento utilizado esteja contaminado com o sangue de uma pessoa infectada; - Podes desenvolver uma reacção alérgica à tinta que se encontra na tatuagem, ficando com a pele inflamada; Preocupa-te com a tua segurança. Se estás decidido a fazer uma tatuagem ou um piercingue, segue os seguintes conselhos para minimizar os riscos: * Escolhe um estúdio de tatuagens e piercingues que tenha aspecto limpo e arrumado; * Nalguns países incluindo o Reino Unido, os menores de 18 anos não podem fazer tatuagens. * Fala com os teus pais antes de decidires fazer uma tatuagem ou um piercingue; * Se te oferecerem uma tatuagem “temporária” de “henna” preta quando estiveres de férias tem cuidado. As substâncias químicas que são misturadas na “henna” para escurecer podem provocar uma reacção alérgica e cicatrizes permanentes; * Faz perguntas: Têm equipamento para esterilizar o material utilizado? * O material utilizado nos piercingues deve ser hipo alérgico, como o aço cirúrgico (há quem diga que não é verdade). O ideal será usar material como o titânio ou mesmo o “teflon” por serem menos reactivos e assim produzirem uma menor resposta imunológica, que desencadearia uma alergia ou inflamação. Nunca deve ser níquel ou latão. Apesar de tudo, tem muito cuidado!

Miguel Gouveia - 10.º F

Adaptado da Agenda Europa 07/08

sábado, 6 de outubro de 2007

O pequeno almoço O pequeno almoço é uma refeição muito importante e há quem lhe chame o “primeiro almoço”, porque nos prepara para o novo dia. Entre a última refeição da véspera e o acordar passam-se muitas horas sem comer e o nosso organismo necessita de nutrientes e energia que só obtém com uma boa refeição. Quando o jejum se prolonga pela manhã o nosso organismo tem de ir buscar energia às sua proteínas estruturais do nosso corpo. Um exemplo de um bom pequeno almoço, ou melhor, "primeiro almoço", pode ser encontrado combinando alimentos de cada um dos três grupos: 1. pão ou flocos de cereais 2. leite ou queijo ou iogurte 3. fruta fresca ou sumo natural

Consequências para a saúde por não tomarmos um pequeno almoço suficiente: • A falta de “ energia” que poderá provocar cansaço, sensação de cabeça "oca", visão turva, perda de força muscular, dores de cabeça, irritabilidade, enjoos e vómitos; • A diminuição da capacidade intelectual, o rendimento na escola e no trabalho são mais reduzidos; • Os acidentes rodoviários e durante o trabalho têm tendência a aumentar; • Um aumento brutal de apetite para a refeição a seguir o que poderá levar a comer em excesso.

Tome sempre o pequeno almoço
antes de ir para a escola.

Bob Sinclar - Love Generation

PROJECTOS NA ESCOLA

Ano lectivo de 2007/08

Professores dinamizadores:
  • Educação para a Saúde - Alfredo Ferreira
  • TIC na Escola - Manuel Augusto Silva
  • Ambiente - Isabel Saavedra
  • Biblioteca/Expressões culturais e artísticas - Maria do Carmo Silva
  • Projecto dos Portáteis - João Paulo Fonseca
  • Projecto do Desporto Escolar - António José Silva

terça-feira, 2 de outubro de 2007

TRABALHOS
São importantes alguns cuidados, quanto à apresentação e ao conteúdo dos trabalhos. Algumas sugestões: Planeie o trabalho que pode obedecer à seguinte estrutura: Introdução: apresentação da(s) ideia(s) a desenvolver. Desenvolvimento: tópicos que fundamentam a ideia apresentada. Conclusão: resumo e apreciação crítica, quando necessário.
Estruture o trabalho:
Capa (nome da escola, disciplina, título do trabalho, nome do autor, ano, número, turma e data). Índice (indicação das partes que constituem o trabalho e respectivas páginas). Introdução (indicação do tema do trabalho, justificação da opção feita e breve apresentação dos tópicos a abordar). Desenvolvimento (tratamento do tema e fundamentação de opiniões). Conclusão (resumo das ideias apresentadas ao longo do trabalho). Bibliografia (indicação das obras consultadas).
Retirado e adapatado da página Web do ISLA de Lisboa.
BOA SORTE

Vanessa da Mata e Ben Harper - Boa Sorte