domingo, 30 de setembro de 2007

Os trabalhos de casa...
Sem concentração, não se aprende. Conversas sobre matérias estranhas e piadas fazem do aluno um fracasso. Os apontamentos são muito importantes. Não confie só na memória. Às vezes, uma palavra ou frase dita pelo professor durante a aula é a chave para perceber todo a matéria.
Os trabalhos de casa são fundamentais. Ajudam a memorizar a matéria dada nas aulas. Alguns conselhos: * Faça, imediatamente, todos os exercícios, para praticar o que aprendeu na aula; * Tenha cuidado com a caligrafia e os números; * Use, de preferência, um lápis, para apagar os possíveis erros; * Utilize 50 a 60 minutos diariamente, para revisão das matérias dadas; * Visualize, mentalmente, as explicações dadas nas aulas e relacione-as com as anotações;
* Compare a matéria do dia com conteúdos anteriores; * Passe a limpo, se necessário, algum conteúdo que não ficou apresentável. Bom Trabalho.
Retirado e adapatado da página Web do ISLA de Lisboa.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

DESPORTO ESCOLAR

2007 – 2008
VOLEIBOL (Feminino) FUTSAL Masculino)
Ano de Nascimento
Infantil A - 1997 - 1998
Infantil B - 1995 - 1996
Iniciados (as) - 1993 - 1994
Juvenis - 1991 - 1992 Nota: Voleibol – As jogadoras infantis integrarão a equipa de Iniciadas. Futsal – Haverá uma equipa de Juvenis ou de Iniciados, isto dependerá do número de inscrições em cada grupo/equipa
GIRAVOLEI e GIRA + (Duplas Federadas)

GIRA – VOLEI - Masculino e Feminino Idade - Anos de Nascimento 8 -10 anos - 1997 - 1999 11 -12 anos - 1995 - 1996 13 - 15 anos (Etapa I) - 1992 - 1994 13 - 15 (Etapa II) - 1992 - 1994 GIRA + Masculino e Feminino Idade 16 - 18 anos - (até 31 de Dezembro) 19 - 23 anos - (até 31 de Dezembro)

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Anorexia nervosa
A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e stress físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica ou anoréctica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afecta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afecta alguns rapazes. No caso dos jovens púberes/adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceite pelo grupo. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pense bem!...

terça-feira, 25 de setembro de 2007

A FALTA DE EXERCÍCIO

FÍSICO "MATA" O CORAÇÃO

"A inactividade física é reconhecida hoje, como importante factor de risco para doenças cardiovasculares. Embora não possa ser considerado potente factor de risco, como tabagismo, hipertensão arterial e hipercolesterolémia (taxa de colesterol sanguínea aumentada), é muito importante pois atinge percentagem muito elevada da população.A prática de exercício físico regular é aconselhada pela comunidade científica a fim de preservar o bem-estar físico, psíquico e social das populações, com particular ênfase nos países mais industrializados.Nas doenças cardiovasculares, a actividade física é muito importante, pois interfere no controlo de múltiplos factores de risco dessas doenças, tais como em situação de: hipertensão arterial; tabagismo; stress; excesso de peso/obesidade; diabetes e hipercolesterolémia."
Dr. Luís Horta (Fundação Portuguesa de Cardiologia)
- DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO -
DIA 30 DE SETEMBRO (Domingo)

http://www.diamundialdocoracao.org

A FALTA DE EXERCÍCIO FÍSICO "MATA" O CORAÇÃO

"A prática de exercício físico regular é aconselhada pela comunidade científica a fim de preservar o bem-estar físico, psíquico e social das populações, com particular ênfase nos países mais industrializados".

Descubra o prazer duma vida saudável e sem stress.

domingo, 23 de setembro de 2007

Avril Lavigne - Innocence

"Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer".
O sono dá ao corpo a hipótese de recuperar os músculos e outros tecidos, substituindo as células mortas ou velhas. O sono serve para que o cérebro organize e arquive as memórias.. O sono diminui o consumo de energia do corpo. Como não podemos fazer nada no escuro, "desligamos" e economizamos energia. O sono é uma maneira de recarregar o cérebro. Depois de uma boa noite de sono, a sensação de bem-estar é maior pela manhã. Tanto o cérebro quanto o corpo estão descansados e preparados para um novo dia. Um adolescente necessita de dormir pelo menos 9 a 10 horas por noite. Excesso de trabalho, ansiedade e depressão são alguns dos problemas que estão na base das insónias.
Durma bem!
-Participe com empenho e regularmente nas aulas de Educação Física. Pratique uma actividade física e desportiva (nunca ante de se deitar) pelo menos duas vezes por semana. Elas ajudam a relaxar o corpo e ajuda a ter um sono adequado. -Evite beber bebidas alcoólicas poucas horas antes de se deitar. -Não tome café, chá preto ou coca-cola nas horas que antecedem a ida para a cama. O mesmo se aplica em relação a fumar. -Não coma uma refeição pesada pouco tempo antes de se deitar. -Procure dormir sempre nos mesmos horários, de forma a disciplinar o seu relógio biológico. -Não tome medicamentos para dormir sem indicação médica. -O ambiente do quarto deve ser silencioso, escuro e com uma temperatura amena. -Deite-se só quando estiver mesmo com sono. -Se costuma ler antes de adormecer, opte por livros que exijam pouca atenção, descontraiam e que não estejam relacionados com o estudo diário. -Ver televisão na cama está desaconselhado, pois aumenta o estado de alerta. -Se estiver com dificuldades em adormecer, saia da cama, distraia-se e regresse só quando estiver com sono. Não caia na tentação de adormecer no sofá!
- Bons sonhos e até à próxima!

sábado, 15 de setembro de 2007

As férias terminaram.

O tempo é promissor para a construção de novos laços de amizade, para descobertas, para trabalhar e estudar rumo a um futuro melhor. Está na hora de recomeçar. No regresso às aulas há sempre uma certa expectativa dos professores, dos alunos e respectivas famílias. Devemos utilizar esta semana para melhor conhecermos os nossos alunos e também darmo-nos a conhecer. Os alunos terão oportunidade de conhecer novos colegas e novos professores. A vida continua. Este ano vamos esforçar-nos ainda mais para que nos sintamos cada vez mais orgulhosos do nosso trabalho.
Bom ano lectivo de 2007 - 2008

Dolores O'Riordan - Ordinary Day (Official Video)

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Lei n.º 37/2007
Diário da República, 1:ª série – N.º 156 – 14 de Agosto de 2007. Aprova normas para a protecção dos cidadãos da exposição involuntária ao fumo do tabaco e medidas de redução da procura relacionadas com a dependência e a cessação do seu consumo. Embora o tabagismo seja considerado, no mundo ocidental, pela Organização Mundial de Saúde, a principal causa de morbilidade e de mortalidade, que poderá ser evitada pela sua cessação, contudo deixar de fumar tem sido tarefa bem difícil, para o fumador dependente. Na Europa, o fumo do tabaco é responsável por um milhão e 200 mil mortes anuais, prevendo-se que, em 2020, este número ascenda a dois milhões. (Fundação Portuguesa de Cardiologia) Compreendam esta mensagem antes que seja demasiado tarde!